A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) realizaram nesta sexta-feira, 23, a segunda rodada de videoconferências com candidatos a prefeito, com a participação de André Montechiari (PRTB) e Delegada Danielle Bessa (PSL). Os encontros obedecem a um mesmo formato: terão uma hora de duração, sendo 30 minutos reservados à apresentação dos programas de governo e outros 30 minutos destinados a perguntas dos empresários. “Essas conversas são de extrema importância para os representantes do comércio. Temos sempre interesse em trocar ideias e procurar saídas para os problemas de Nova Friburgo. Nosso objetivo maior é o desenvolvimento do município”, ressaltou Braulio Rezende, presidente da CDL e do Sincomércio.
Na reunião da manhã, André Montechiari (foto) afirmou que, se eleito, sustentará sua administração em alguns pilares que considera essenciais. Na saúde, pretende descentralizar o atendimento do Hospital Raul Sertã, aumentar o quadro de médicos e agentes e, com aporte de verbas federais, concluir as obras do Hospital do Câncer. Na educação, sua meta é instituir horário integral para no mínimo 50%, incrementar atividades de esportes e cultura nas escolas e implantar cursos profissionalizantes para os jovens. Preocupado com o período pós-pandemia e a perda de arrecadação decorrente da crise econômica, garante que atuará firmemente para gerar empregos e proceder a um inevitável corte de gastos na prefeitura.
O candidato deseja transformar Nova Friburgo numa das cidades mais tranquilas do estado para se viver e visitar, com ampliação da Guarda Municipal e melhoria da iluminação pública. Na opinião dele, a segurança ajudará o turismo, setor para o qual antevê crescimento diante da preferência dos viajantes, surgida na pandemia, por distâncias curtas e lugares próximos dos grandes centros. André Montechiari imagina ônibus percorrendo circuitos que levem os turistas a apreciarem tanto as belezas naturais quanto os produtos, a gastronomia e a hotelaria da cidade.
“Vamos montar uma equipe técnica, capacitada, sem envolvimento partidário ou político, que reformule a administração pública, motive e valorize o funcionalismo a fazer bem o seu trabalho. Criaremos um conselho contra a corrupção e ouviremos os segmentos para saber das particularidades antes de tomar as decisões. Precisamos, ainda, resgatar nossa cultura e nossa história, para voltarmos a ser a cidade que fomos no passado”, salientou.
Convidada da reunião da tarde, a delegada Danielle Bessa (foto) destacou que o eixo principal de seu governo será o combate à corrupção em toda a cadeia pública. Ela revelou intenção de compor secretarias com pessoal técnico competente e de informatizar os serviços de maneira a dotá-los de transparência, para que possam ser acompanhados pelos cidadãos. Acentuou que abrirá canal para denúncias e que manterá compromisso rígido com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Danielle mencionou ainda que buscará recursos federais para investir na atenção básica de saúde e expandir o funcionamento dos postos, com vistas a desafogar o Hospital Raul Sertã. Na educação, sustentou que vai recuperar o ensino público e corrigir a defasagem nos salários dos professores. Na área de mobilidade, prometeu instalar vagas rotativas no Centro e encomendar estudo de viabilidade sobre faixa exclusiva para ônibus.
Ao lado do candidato a vice-prefeito em sua chapa, Adalto Lomba, Danielle Bessa assegurou que lançará incentivos aos setores produtivos, da agricultura familiar à indústria, passando pelo comércio e pelo turismo, com foco na qualificação da mão de obra, na elevação no número de empregos e no progresso dos negócios. “Quando a economia prospera, melhora a vida de todo mundo. O empresariado terá parcerias com a prefeitura, como também outros segmentos, pois gosto de pensar coletivamente, aceito argumentos, quero mil olhos”, apontou a candidata.
Deixe o seu comentário