As lojas de Nova Friburgo e de alguns municípios vizinhos estão autorizadas a abrir suas portas na próxima segunda-feira, 12, feriado nacional em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A permissão consta da convenção coletiva firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo, que estabelece ainda a necessidade de assinatura de termo de adesão para funcionamento das empresas em datas especiais.
Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, ressalta que o termo de adesão objetiva regulamentar a abertura das lojas e preservar os direitos dos trabalhadores do setor. “Os empresários devem formalizar o documento para normatizar o funcionamento do comércio em dias e horários diferenciados. O procedimento garante igualmente que os direitos trabalhistas sejam respeitados”, explica ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.
Na opinião de Braulio Rezende, os empresários que decidirem pelo atendimento neste e nos demais feriados do ano terão a oportunidade de reduzir os prejuízos acumulados com a paralisação dos negócios por quase quatro meses em decorrência da pandemia do coronavírus.
“Nosso acordo não obriga ninguém a abrir sua loja, ele dá liberdade de escolha aos empresários. Na nossa experiência, observamos que quem faz essa opção costuma registrar bom movimento de vendas”, comenta. O presidente da CDL e do Sincomércio acrescenta que Nova Friburgo é importante destino turístico e costuma receber muitos visitantes em fins de semana prolongados. “Outra ótima razão para o comércio de nossa cidade apostar nos feriados”, destaca ele.
Os municípios da área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio, que precisam seguir o acordo coletivo de Nova Friburgo em todas as suas cláusulas, são Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro.
Deixe o seu comentário