Estão abertas, até o próximo dia 27, as inscrições para o Prêmio Firjan Ambiental 2020, promovido peal Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa reconhece práticas empresariais que contribuem para o avanço da agenda do desenvolvimento sustentável, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social. As inscrições podem ser feitas no site www.firjan.com.br/acaoambiental. Mais informações através do e-mail premioambiental@firjan.com.br. A cerimônia de anúncio dos vencedores está prevista para o dia 6 de novembro.
Mais uma vez, o Prêmio Firjan Ambiental vai considerar como um dos critérios de avaliação, a contribuição dos projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
A premiação é dividida em cinco categorias: Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Mudança do Clima e Eficiência Energética; Resíduos Sólidos; e Relação com Públicos de Interesse. Podem participar empresas, associações, sindicatos, instituições de pesquisa, terceiro setor, universidades e demais instituições com projetos concluídos ou em fase de implantação, com resultados mensuráveis em 2018 ou 2019.
“O prêmio dá visibilidade às iniciativas e aos projetos empresariais que geraram impactos ambientais, sociais e econômicos positivos no estado. Representa o esforço das indústrias fluminenses no caminho do desenvolvimento sustentável, uma vez que privilegia a conservação de recursos naturais, ao mesmo tempo em que gera resultados econômicos e benefícios sociais positivos”, destaca Jorge Peron, gerente de Sustentabilidade da Firjan.
Edições anteriores
Nas edições passadas, o Prêmio Firjan Ambiental contou com a inscrição de 381 projetos e premiou 46 instituições, incluindo a concessão de menção honrosa e a premiação propriamente dita. Em 2018, a EcoModas foi premiada na categoria Gestão de Resíduos Sólidos. O projeto Jeans Ecofashion reaproveita calças jeans para o desenvolvimento dos calçados sustentáveis da marca friburguense.
Não apenas o jeans é reutilizado na composição dos calçados, como também o tecido usado no forro interno é oriundo da reciclagem de garrafas pet; a etiqueta é feita a partir do reaproveitamento de retalhos de couro e a palmilha é feita da espuma das fábricas de bojos de sutiãs do polo de moda íntima de Friburgo Já o solado é feito de plásticos retirados do meio ambiente e a embalagem rústica é feita com sacos de batatas recolhidos em uma rede de supermercados.
Deixe o seu comentário