Termina nesta terça-feira, 30, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, promovida desde 11 de março pelo Ministério da Saúde, através das secretarias estaduais e municipais de Saúde. Por enquanto, não há previsão de prorrogação da campanha. A meta do Governo Federal é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, porém, tanto a nível nacional quanto local, esse é um objetivo ainda não atingido
Quem ainda não se vacinou pode receber as doses gratuitamente de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, e na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. Já a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Copertino Nogueira, em São Geraldo, aplica a vacina contra a gripe às terças e quintas-feiras, das 8h às 17h.
A vacina da gripe protege contra os três subtipos do vírus Influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves e até óbitos em decorrência da doença.
“A vacina contra a Influenza, no entanto, não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.
O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é formado por idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas de 55 a 59 anos.
Deixe o seu comentário