Decreto autoriza volta dos ônibus intermunicipais no estado

Em Friburgo, mudança de ponto para a Avenida Euterpe é motivo de críticas
quarta-feira, 10 de junho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O novo ponto da Euterpe (Foto: Henrique Pinheiro)
O novo ponto da Euterpe (Foto: Henrique Pinheiro)

O transporte intermunicipal de passageiros foi retomado em todo o Estado do Rio desde o último sábado, 6, como medida de flexibilização. O decreto do governador Wilson Witzel foi publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 5. Todos os passageiros e funcionários das empresas de ônibus, no entanto, têm que utilizar máscaras e também deverá ser ofertado álcool em gel ou outro produto desinfetante aos usuários, como prevenção ao coronavírus.

Nas linhas que ligam os municípios da Região Metropolitana, os ônibus poderão circular com todos os assentos ocupados, vetada a permanência de passageiros em pé. Já as linhas que fazem ligação entre a Região Metropolitana e o interior do estado deverão operar com apenas metade dos assentos disponíveis.

Nesta terça-feira, 9, A VOZ DA SERRA esteve no ponto de ônibus intermunicipal instalado recentemente pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), na Avenida Euterpe Friburguense. De fato, após a liberação do governador Wilson Witzel, o movimento de coletivos está maior que o registrado nas últimas semanas, quando a prestação do serviço ainda estava bastante restrita.

Sobre o retorno dos ônibus intermunicipais os passageiros se mostraram satisfeitos, já que a oferta passou a ser maior. No entanto, com relação a mudança de local dos pontos intermunicipais no Centro - o ponto regulador da Rua Arnaldo Bittencourt (ao lado do Clube de Xadrez) passou para a Avenida Euterpe Friburguense; e o ponto da Rua Trajano de Almeida (ao lado da Igreja Luterana) passou para a Avenida Padre Sabóia de Medeiros, próximo a rotatória do Paissandu -, há queixas de passageiros, que alegam que os pontos ficaram mais distantes da parte central da cidade. Os comerciantes da Avenida Euterpe Friburguense reclamam não terem sido consultados sobre a mudança.

“Não gostei. Das 5h às 23h é um barulho terrível. Além disso, não tem infraestrutura nenhuma para os funcionários das empresas de ônibus, nem para os passageiros. Não sei porque mudaram esse ponto para cá”, se queixou Rogério Merecci, que tem um restaurante em frente ao novo ponto de ônibus. E completou: “Não fomos consultados sobre essa mudança. Tem umas quatro ou cinco lojas que também perderam as vagas de estacionamento. Agora os clientes não tem mais onde estacionar”, finalizou o comerciante.  

Consultada por A VOZ DA SERRA, a prefeitura disse que “toda a mudança da mobilidade passa por um período de adaptação. Após 90 dias o local será reavaliado”. A nota diz ainda que “o ponto foi mudado, principalmente, para segurança dos passageiros, pois o antigo local era ermo, especialmente após às 16h. As pessoas não precisam mais atravessar as duas avenidas, o que reduz a possibilidade de acidentes”.

Horários de algumas linhas

 A linha Friburgo x Rio está circulando com saídas às 7h30, 12h03 e 19h15; já as que ligam Friburgo a Macuco, Santa Maria Madalena, Cantagalo, São Sebastião do Alto e Trajano de Morais, partem da Avenida Euterpe de hora em hora a partir das 5h até as 23h. 

 

LEIA MAIS

Validade do cadastro passa a ser indeterminada a partir desta quinta

Presente ao encontro, presidente do DER-RJ se compromete a dar prosseguimento aos estudos dos traçados

Projeto foi ressuscitado em encontro na Acianf no último dia 15, entre o presidente da Comissão de Obras da Alerj e empresários friburguenses

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Transporte