Estudo da Firjan revela: 9 em cada 10 empresas estão sendo afetadas negativamente

Para quase 40% das 304 consultadas pela entidade em abril, impacto da pandemia chega a ser muito negativo
quinta-feira, 14 de maio de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Comércio fechado em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Comércio fechado em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

Um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) divulgado nesta quinta-feira, 14, revela um cenário bem desolador do setor produtivo fluminense. Os dados foram coletados junto a 304 empresas, de 1º a 14 de abril.

Segundo o levantamento, nove em cada dez empresas estão sendo afetadas negativamente pela pandemia do Covid-19. O percentual das prejudicadas chega a 92%. Para 38,9% das consultadas, o impacto é muito negativo. Apenas 5,3% disseram não ter sentido impacto algum naquele período. 

A queda no faturamento foi apontado como o principal efeito da crise para 71,8% das empresas.

O impacto na produção também foi medido. Oito em cada dez empresas disseram estar com a produção interrompida ou reduzida, num total de 77,6%. Estão com a produção paralisada 28,6%. Responderam estar em queda 26% e em queda intensa, 23%.

A queda na demanda também está sendo sentida por 80,6% das empresas. Para 44,4%, essa queda é intensa.

Um total de 75,1% disseram estar com dificuldades para lidar com pagamentos rotineiros, sendo 38,9% com muita dificuldade. Somente 2,3% das consultadas disseram estar com facilidade para cumprir os compromissos.   

A consulta indicou ainda que oito em cada dez empresas estão com dificuldade para conseguir insumos ou matéria-prima - o que, a longo prazo, pode significar algum grau de desabastecimento. O total de empresas nessas condições chega a 77,3%. Para 28,9% das entrevistadas, a dificuldade é muita.

Os empresários também relatam dificuldades para acesso ao crédito. Para 27,6%, o acesso se tornou muito mais difícil e para 41,2%, ficou mais difícil. 

Quase 75% das empresas também apontam dificuldades na logística de transporte de seus produtos. Já 77,3% registram dificuldades para conseguir matérias-primas.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra