O uso de máscaras é fundamental para proteção contra a contaminação do novo coronavírus. O fotógrafo Henrique Pinheiro flagrou na manhã desta quinta-feira, 30 de abril, uma máscara jogada em meio as alamedas da Praça Getúlio Vargas. Todos nós sabemos que as calçadas e ruas não são os locais corretos para o descarte de máscaras, nem de qualquer outro objeto, porém, infelizmente, ainda falta conscientização de parte da população e o descarte desse equipamento de segurança exige cuidados especiais, para que não se torne fonte de infecção.
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental recomenda que o descarte de máscaras seja realizado utilizando-se dois sacos plásticos. Segurando a máscara pelo elástico, insira-a em um saco plástico, amarre bem e depois coloque dentro do segundo saco, dando um forte nó. Em seguida, jogue a máscara usada no lixo do banheiro. É importante que você não encoste na parte da frente da máscara quando for descartá-la. Após todo esse processo, higienize suas mãos o melhor possível. O lixo do banheiro é considerado um rejeito, ou seja, resíduos que não são reaproveitados pela coleta seletiva.
No atual cenário em que estamos passando, é importante também ressaltar que o uso de máscaras descartáveis devem ser priorizados para os profissionais de saúde. O Ministério da Saúde recomenda que a população utilize máscaras reutilizáveis. É responsabilidade de toda a população tomar os devidos cuidados para proteger a si mesmo e o próximo. Faça a sua parte e oriente a sua família.
Deixe o seu comentário