Não há prazo, ainda para a liberação da rodovia RJ-142 (Serramar) ao tráfego. A estrada , que liga Nova Friburgo à Região dos Lagos, amanheceu nesta sexta-feira, 3, completamente interditada pela queda de uma barreira sobre as duas pistas. O deslizamento da encosta ocorreu logo após a entrada da localidade Cascata, no sentido Casimiro de Abreu.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), órgão estadual responsável pela manutenção da estrada, enviou uma equipe ao local para realizar uma vistoria técnica preliminar e avaliar a situação da rodovia. Eles instalaram sinalização em vários pontos de acesso ao trecho interditado, avisando que não há passagem. Não há previsão para o desbloqueio da estrada e liberação ao tráfego.
A orientação é que os motoristas desviem o trajeto pela BR-101 e a RJ-116.
Em fevereiro, erosão
A Serramar já estava em meia pista no Km 28, onde, no mês passado, uma imensa cratera se abriu e engoliu parte da pista, na altura do Encontro dos Rios. A erosão levou grande parte da pista após um temporal, na noite de 12 de fevereiro. Funcionários do DER fizeram a contenção emergencial da erosão e o monitoramento de outros pontos críticos da via. Não há previsão para a conclusão dos trabalhos.
"As obras de contenção neste trecho são emergenciais e serão licitadas o mais rapidamente possível, dentro dos trâmites possíveis e permitidos", informou o DER na época.
O DER-RJ informou que sinalizou o trecho e está realizando a proteção da erosão. O órgão também removeu, no dia seguinte, uma barreira em outro trecho, na localidade de Santiago, no Km 14,5, em parceria com a Subprefeitura de Lumiar.
Deixe o seu comentário