O outono que chegou há uma semana, no último dia 20, espantou de vez as instabilidades que marcaram o verão 2019/2020 como um dos mais chuvosos dos últimos tempos, trouxe de volta o sol e, especialmente em Nova Friburgo, manhãs de céu azul intenso e os primeiros recordes de frio.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou na estação automática de Salinas o dia mais frio do estado: 9,6 graus, às 9h, na última quarta, dia 25. Na quinta, a mínima ficou em 9,8 graus e, nesta sexta, subiu para 10,9 graus, no mesmo horário.
As temperaturas amenas do outono são, no entanto, mais sentidas à noite, de madrugada e de manhã cedo: as tardes ficam mais quentes, com temperaturas na casa dos 30 graus..
O tempo firme deve continuar até o fim de semana; na segunda-feira, 30, é esperada a chegada de uma frente fria trazendo um pouco de chuva no fim do dia.
Nas previsões do Instituto Climatempo, as primeiras ondas de frio intensas devem chegar somente em maio. “O Sudeste está saindo de um verão muito chuvoso, e os episódios de chuva frequentes e por vezes fortes ainda se prolongam até meados de abril. Mas, depois, a tendência é de diminuição da chuva”, informa o prognóstico do instituto.
Segundo os meteorologistas, o outono é tradicionalmente uma estação mais seca e com entrada de massas de ar frio mais fortes, que podem provocar quedas acentuadas de temperatura.
Maio deverá ser marcado pelo tempo mais seco e as primeiras ondas de frio. Junho deve terminar com temperatura um pouco abaixo da média em toda a Região Sudeste e chuva abaixo da média.
Deixe o seu comentário