Lançado na última segunda-feira, 23, pelo governo do Estado do Rio, o Sistema de Teleatendimento para Orientações sobre Coronavírus recebeu 3.365 ligações apenas nas primeiras 24 horas de funcionamento. O serviço estadual opera gratuitamente pelo número 160 com o objetivo de evitar que pacientes sem sinais de contaminação ou sem sintomas graves saiam de casa sem necessidade, se expondo ao vírus, e superlotem as unidades de saúde.
Entre as perguntas mais frequentes, os sintomas, orientação sobre medicamentos e meios de prevenção da Covid-19 lideram a lista. As ligações tiveram uma duração média de cinco minutos por atendimento. Segundo o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, o serviço será importante também para combater as fake news.
"Lançamos esse canal oficial para levar informação segura e correta à população diante dessa doença nova. Estamos disponíveis 24 horas por dia para que não haja dúvidas sobre como se prevenir e onde e quando buscar atendimento de emergência. Será mais uma força para reduzirmos o número de casos e evitarmos a superlotação das unidades de saúde", explicou Edmar Santos.
Apesar da marca alcançada, a expectativa é que a central telefônica estadual triplique o número de ligações ainda esta semana, chegando a dez mil por dia. A capacidade total será de 30 mil atendimentos diários. O serviço atua com 50 postos de trabalho, podendo chegar a 100 e ampliando para a abertura de mais 54 postos em outras localidades.
A central conta com a parceria do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Proderj), da Polícia Militar e do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). Além deste canal, a população também pode esclarecer dúvidas nos sites oficiais da Secretaria Estadual de Saúde: www.coronavirus.rj.gov.br e www.saude.rj.gov.br.
Deixe o seu comentário