O Polo Gastronômico de Nova Friburgo tem um aperitivo a mais neste verão: a segunda edição do Festival Gastronômico Quatro Estações que oferece a moradores e turistas experiências deliciosas com receitas inspiradoras. Dividido em edições, que remetem às estações do ano, o festival de sabores é promovido quatro vezes ao ano e tem como objetivo primordial incentivar o turismo gastronômico no município durante os 365 dias do ano.
"Nova Friburgo tem uma gastronomia variada com restaurantes conhecidos e apreciados nacionalmente. O Festival Quatro Estações é uma oportunidade de divulgar, não só o nosso município, mas, também fortalecer o Polo Gastronômico de Nova Friburgo", afirma um dos organizadores do evento, Flávio Stern.
Um dos grandes diferenciais do festival, além de proporcionar saborosas experiências gastronômicas, é a divulgação dos produtos locais utilizados nos pratos dos restaurantes e, também, vendidos em diversos estabelecimentos espalhados pela cidade. A variedade de sabores no festival agrada a todos os paladares, dos mais básicos aos mais exigentes. Nos cardápios, pratos vegetarianos, massas, hambúrgueres, saladas, doces, comida japonesa, carnes, drinks e muito mais. A edição de Verão do Festival Gastronômico Quatro Estações começou no dia 10 de fevereiro e vai até 10 de março em diversos pontos de Nova Friburgo.
Polo Gastronômico
Um dos maiores geradores da economia da região, o Polo Gastronômico de Nova Friburgo é um dos encantos da nossa serra. A gastronomia é uma atividade econômica de extrema relevância, que gera empregos e renda. Na região de Nova Friburgo, existe uma diversidade ímpar da culinária, por isso, a importância de unir todos em um movimento para consolidar e divulgar o trabalho de todos, fortalecendo a economia e criando a cultura do associativismo.
Cervejas artesanais
Em 2018, foi sancionada a lei estadual 7954 que criou o Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo que conta com mais de 30 marcas em operação. São 13, fábricas com uma capacidade instalada para produzir mais de 150 mil litros de cerveja por mês.
Como forma de valorizar e identificar as cervejas genuinamente produzidas nessa região, que incorporam as condições ambientais, em conjunto com a cultura local, a capacidade técnica e a criatividade dos produtores, foi criada a marca coletiva “Cervejas da Região de Nova Friburgo”, identificando cervejas únicas e diferenciadas que proporcionam uma experiência de consumo surpreendente.
Além da qualidade de sua água que favorece a produção de cervejas artesanais, Nova Friburgo reúne uma grande biodiversidade. O município é o maior produtor de morango, couve-flor e flores de corte do Estado do Rio, além de produzir tomate, inhame, alface, olericultura - hortaliças, de modo geral. Além disso, a região ainda se destaca como produtora de shiitake, cerveja artesanal e truta.
Deixe o seu comentário