Inversão de mão da antiga Rua São João divide motoristas

Congestionamento da Farinha Filho é um dos problemas observados por leitores
terça-feira, 28 de janeiro de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Inversão de mão da antiga Rua São João divide motoristas

Implantada há pouco mais de uma semana juntamente com a mão dupla em toda a extensão da Rua Augusto Spinelli, a inversão de sentido na Rua Monsenhor José Antônio Teixeira (antiga Rua São João) está dividindo a opinião dos motoristas friburguenses. Enquanto uns elogiam a medida, outros a criticaram em diversas mensagens ao WhatsApp do jornal A VOZ DA SERRA (22) 99213-9995.

O leitor Antônio José de Araújo Fernandes, por exemplo, discordou da leitora Raquel de Souza em mensagem à coluna do Massimo nesta semana. “Os veículos que descem das Braunes em direção à Avenida Alberto Braune ficaram sem uma opção de acesso, sendo obrigados a ir até a Rua Farinha Filho. Com isso, a Farinha Filho está ficando congestionada e, ao mesmo tempo, trancando o fluxo da Augusto Spinelli em direção às Braunes”, escreveu.

Outro leitor, no entanto, se disse  favorável à mudança: “Acho que a inversão de mão da Rua São João facilita para os veículos que vêm da Praça Getúlio Vargas”, disse, sugerindo um sinal no cruzamento da Rua Augusto Spinelli com a Farinha Filho.

Outro leitor disse que “entendeu mas discorda” da medida da prefeitura. “Eu acho que a mão (da antiga São João) foi invertida para aliviar a Monte Líbano. Mas, por outro lado, vai acabar sobrecarregando a Farinha Filho. É difícil, mas acredito que eles fizeram um estudo antes”, raciocinou.

“Não gostamos. Ficaram a Monte Líbano e a São João subindo, e só a Farinha Filho descendo. Na volta às aulas vocês vão ver o transtorno, com carros descendo dos dois lados. Está faltando redutor de velocidade, tem cursos, colégio e muitos moradores idosos na Rua Augusto Spinelli. Carros e motos passam ali a mil por hora”, questionou outro leitor.

Houve também quem reclamasse do posicionamento do novo “traffic calming” (faixa elevada de pedestres) da Avenida Euterpe, distanciado do Fórum e de outros locais com grande fluxo de pedestres. “Esses traffic calming são úteis, mas em localidades centrais, como na Alberto Braune, favorecendo a travessia, embelezando o Centro e facilitando a travessia de cadeirantes, pessoas com bengalas, senhoras com salto alto etc. Mas não se aplicam a eixos rodoviários como a Avenida Euterpe. Existem outras localidades com maior necessidade, como em frente ao Sesc e à 151ª DP, onde há maior fluxo de pessoas,  sem contar com o entra e sai de veículos”, escreveu o leitor Flávio Calvão, sugerindo ainda providências na Via Expressa, "pista de corrida todos os dias”.

O que diz a prefeitura

A prefeitura explicou em nota que a mudança de mão na antiga Rua São João foi necessária para evitar mais um cruzamento perigoso, com obstrução do tráfego, a partir da adoção de mão dupla na Augusto Spinelli.

Com relação ao traffic calming da Avenida a  Euterpe, a prefeitura informou que o local foi escolhido de modo a beneficiar “tanto as pessoas que atravessam para o Fórum como quem frequenta o comércio da área”.

O prometido traffic calming da Augusto Spinelli está no cronograma da prefeitura e será executado em breve.

Via alternativa

As mudanças no Centro, em caráter experimental por 60 dias, foram adotadas no último dia 20. A ideia da prefeitura é oferecer alternativas aos friburguenses para desafogar o tráfego em vias de maior movimento, principalmente nos horários de pico. A mão dupla em toda a extensão da Rua Augusto Spinelli pretende desafogar o trânsito nas praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira e na rotatória do Paissandu, através do acesso direto às Braunes, desde a Chácara do Paraíso e do Bairro Ypu. 

A Rua Augusto Spinelli em mão dupla é um desdobramento do projeto já implantado há cerca de dois anos denominado Via Alternativa. Os motoristas podem acessá-la na Avenida Euterpe Friburguense (em contramão ao fluxo numa faixa exclusiva), passando pelas Rua Professor Freze, Praça 1º de março (bairro Vilage), e as ruas Carlos Éboli e Augusto Spinelli até a Monte Líbano. 

 

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TAGS: Trânsito | obra