Friburgo realiza pela 1ª vez workshop internacional sobre ecoturismo

Evento de terça a quinta, aberto ao público, visa a inclusão da cidade em pesquisas e projetos da Unesco
segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo realiza pela 1ª vez  workshop internacional sobre ecoturismo

Nova Friburgo sediará pela primeira vez um workshop sobre conservação ambiental e ecoturismo. O evento, aberto ao público, começa nesta terça-feira, 15, e termina na quinta-feira, 17, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), localizada na Rua Fernando Bizzoto, 39, no Centro. Serão discutidos diversos temas e assinado um Termo de Entendimento (Memorandum of Understanding – MOU) entre a cátedra europeia da Unesco e o município.

A partir da assinatura do memorando, o município espera ser incluído nos futuros projetos e pesquisas da Unesco. O “1º Workshop Internacional em Conservação Ambiental e Ecoturismo” tem entre os eixos de discussão, pesquisa, conservação, sustentabilidade, divulgação, educação, treinamento e melhores práticas ambientais.

O evento contará com a participação do presidente e vice-presidente da cátedrade Conservação e Ecoturismo de Ecossistemas Ripários e Deltáicos (CON-E-ECT), com sede na Grécia, os doutores Dimitris Emmanouloudis e George Zaimes. E também de especialistas na área.

O workshop, dividido em três dias, é gratuito e contará também com uma visitação de áreas prioritárias das regiões do 5º e 7º distritos (Lumiar e São Pedro da Serra) para apresentação das potencialidades e peculiaridades do municípios na área do ecoturismo, principalmente após o fenômeno climático de 2011. A ida a campo será na quarta, 16, com saída prevista para 9h, em frente à prefeitura. A visitação poderá ser acompanhada por todos os interessados.

Para participar do workshop, basta realizar o credenciamento durante o evento. Nesta terça-feira, primeiro dia de palestras, o credenciamento inicia às 8h, uma hora antes da abertura oficial. A organização é da Prefeitura de Nova Friburgo, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior.

A programação:

 

  • Terça-feira, 15

8h às 9h - Credenciamento

9h às 9h30 - Abertura

9h30 às 10h - Assinatura do Termo de Entendimento (“Memorandum of Understanding”) entre a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e a cátedra de Conservação de Ecossistemas Deltáicos e Ripários da Unesco

10h às 10h15 - Coffee break

10h15 às 11h15 - Palestra: “Homem e Água” e “Análise e Gerenciamento de Desastres Naturais e Antrópicos” - Dois Programas de Mestrado Inovadores – Dimitris Emmanouloudis (Unesco CON-E-ECT)

11h15 às 12h15 - Palestra: “Interfaces e Potenciais Consórcios Paisagísticos no Espaço Rural Friburguense” - Elton Gonçalves e Glaucio Marafon (UERJ)

12h15 às 14h - Intervalo

14h às 15h - Palestra: “Geração de Energia Renovável através do Impacto de Desastres Naturais e Acidentais - Uma Proposta para Nova Friburgo" - Leonardo Freire Dias (SEMMADUS/PMNF)

 

  • Quarta-feira, 16

9h às 18h - Atividades de Campo – Visita às áreas prioritárias no 5º e 7° distritos – Lumiar e São Pedro da Serra

 

  • Quinta-feira, 17

10h às 11h - Palestra: “Áreas Ripárias: Sua Importância, Singularidades e Oportunidades de Ecoturismo” - George Zaimes (Unesco CON-E-ECT)

11h às 12h - Palestra: “Projetos Atuais e Anteriores da Cátedra CON-E-ECT Unesco – George Zaimes (Unesco CON-E-ECT)

12h às 14h - Intervalo

14h às 15h - Palestra: “Um Novo Instrumento para o Sistema de Proteção da União Europeia: Preparação e Conscientização de Populações no caso de Desastres Naturais e Tecnológicos” – Dimitris Emmanouloudis (Unesco CON-E-ECT)

15h às 16h - Palestra: “Patrimônio Geológico, Geoparques e Geossit: Conceitos, Exemplos e Aplicações” – Marcelo Ambrosio Ferrasosoli (CPRM)

16h às 17h - Palestra: "Geoturismo, Geodiversidade e Geoconservação - O Papel das Comunidades Locais" - Antônio José Teixeira Guerra (UFRJ)

17h - Encerramento

 

LEIA MAIS

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Taxa de ocupação dos hotéis foi de 85% na alta temporada

Abertura oficial do evento é neste domingo com encerramento na próxima quinta-feira

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra