Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA tem sempre as melhores pautas!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
Nossa viagem literária pela edição do último fim de semana do jornal começa na estação de embarque: o Caderno Z que colocou o astral lá nas alturas, para um grande festejo: o Dia das Crianças. Pode alguém pensar que o fato é coisa de poucas décadas, mas os registros indicam que tudo começou lá pelos idos de 1923, sem muita repercussão. Contudo, à época, o então deputado federal, Galdino do Valle Filho, fez um projeto de lei que, aprovado, institucionalizou a data no Brasil, para ser comemorada em 12 de outubro. Na mesma data, festeja-se o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil que, a partir de 1980, passou a ser feriado nacional. Com o feriado, as crianças ganharam um dia todo para brincadeiras, presentes e guloseimas. Na verdade, passou a ser também um dia para a família ficar unida e tirar até uma folga para passeios e divertimentos com os seus pequenos.
Vivemos num tempo, cada vez mais, associado ao consumismo, quando indústrias fabricam, comércios vendem e pessoas compram. As crianças se familiarizam com o verbo comprar, porque a oferta é grande e o incentivo ao gasto, maior ainda. Entretanto, Andréa Tavares de Lima alerta: “O Dia das Crianças vai muito além de um brinquedo novo ou uma roupa da moda...”. E acrescenta que a data é para se pensar sobre “cuidado, direitos e a importância de garanti-los a todas as crianças do planeta”.
O sociólogo, folclorista e produtor cultural, Luiz Fernando Vieira, declara: “Brincar é uma experiência e busca de descobertas permanentes com a vida, com a natureza, com a liberdade e a espontaneidade”. E tudo isso vai acontecer, nesta quarta, na Festa das Crianças, na Avenida Alberto Braune. A partir das 10h, encerrando às 18h, a alegria vai comandar uma programação recheada de surpresas, pois haverá sorteios de brindes, mágicos, DJs, teatro, camas elásticas, piscina de bolinhas, tobogã, futebol de sabão, tecnologias, guloseimas e muito mais. Parabéns aos organizadores.
Se o brinquedo da criança é importante, primordial é não brincar com a saúde e bem-estar dos pequenos. Christiane Coelho nos trouxe uma reportagem pra lá de saudável sobre a importância da amamentação, das vacinas, do estado emocional e tudo o mais que se refira à criança, desde o berçário. A psicóloga Isadora Bezerra explica: “O cuidado com a saúde emocional já começa quando, em vez de deixar o bebê chorando, você o acolhe e procura entender o que aquilo significa...”. Perfeito, pois tem gente que acha que dar colo ao bebê fará com que ele fique mal-acostumado.
Renata Salgado, pneumopediatra, enfatiza a necessidade de que o bebê, ao deixar a maternidade, seja acompanhado por um pediatra, pois, no primeiro ano, as consultas devem ser mensais. “Isso é a pediatria preventiva do primeiro ano de vida, quando a gente avalia mensalmente o crescimento, desenvolvimento, peso, estatura, perímetro cefálico e vacinas”. Entre “mitos e verdades” uma boa desconstrução para as mamães: “Pisar no chão frio descalço não dá gripe nem infecção de garganta...”
O Hospital do Câncer, na Ponte da Saudade, deixou de ficar “na saudade”, pois as obras estão em andamento acelerado, com 20% dos trabalhos concluídos. O governador Claudio Castro está otimista e disse: “Sempre tive o compromisso de retomar essa obra, para que a população pudesse ser atendida perto de casa, com a qualidade necessária...”. E as eleições do segundo turno estão fluindo de modo a se saber quem promete mais e será capaz de cumprir, pelo menos, metade das promessas de campanha.
Muito prazer, Jorge Henrique Alves. Na infância, ele foi vizinho de “Kika”, (Christiane Coelho), da Rua São Roque, em Olaria. Essa informação já bastaria para cativar a nossa empatia. Acontece que o “menino Jorge” cresceu e se tornou professor de Inglês, com sua nova fórmula de ensinar o idioma no curso virtual que está entre os cinco mais vendidos do país. No Instagram ele tem 400 mil seguidores. Sem ser um típico “influenciador”, ele influencia milhares de pessoas pelo mundo. São seis mil alunos simultaneamente. Que beleza! Afinal, quem não quer aprender “Inglês Sem Neura”?!...
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário