A VOZ DA SERRA é o dia a dia da nossa gente

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

        “A importância da união para apoiar cada paciente como ser único”.  A frase estampada no Caderno Z abre os debates sobre a tomada de ação nos tratamentos de pacientes diagnosticados com Câncer. Entre as celebrações do Dia Mundial do Câncer, 04 de fevereiro, o mais importante é “quebrar preconceitos” e o fatalismo  de que “tudo é negativo”, de que o Câncer  “é o fim, que não existe vida após o diagnóstico”. Contudo, a própria capa do “Z” é um elixir inspirador, quando, ao imprimir rostos felizes, acrescenta um mantra empolgante: “Vencendo o Câncer com Fé e Otimismo”.

        Bem no finalzinho de 2024, conheci o “Dr. Toc”, apelido carinhoso do doutor Alfredo Henrique, médico-cirurgião e dentista, aposentado das duas profissões. Carioca da gema, ele veio morar em São Pedro da Serra, onde vive feliz, desde os primórdios de 2017. Essa joia de pessoa, além dos dons profissionais, é desenhista, maratonista, caricaturista, joga xadrez, escreve livros e poesias. Em suas andanças pela medicina por mais de 32 anos, ele tem feito estudos de que o coração “parece ser”  o único órgão que não está sujeito ao Câncer. Eu, “garota rebelde”, contesto a sua provável tese e o afronto: “Coração tem Câncer, sim, se tiver ódio em seu interior!”. E acrescento: O coração, leve, é livre de sentimentos negativos e flutua no mar revolto da vida. Assim, a “importância da união” é meio caminho andado para quem tem o afeto e apoio, não só na Via Crúcis de um câncer, mas em todos os momentos turbulentos da vida.

        “O Estatuto da Pessoa com Câncer estabelece acesso integral e equânime a serviços de saúde, atendimento prioritário e humanizado e isenção de alguns impostos e taxas”. Como explica a advogada e professora, Dayana Boareto, além dos direitos contemplados pelo Estatuto, há dentro da legislação brasileira, outros tantos direitos, conforme a evolução legislativa. Cuidar da saúde é a garantia de uma existência promissora. Nesse mister, entra em ação a bagagem de alimentos que consumimos. Será que pensamos, ante um prato de salada todo decorado e colorido, “onde é que vem tamanho prato de saúde?” – Será saúde mesmo ou estamos ingerindo uma bomba de pesticidas?  O “Z” nos trouxe um encarte de reflexões para alimentar a nossa desconfiança sobre tais produtos. Vale a pena ler, reler e manter a reportagem por perto.

        A saúde está no topo das prioridades humanas e a charge de Silvério é uma convocação para o batalhão de choque dos doadores de sangue. O Hemocentro, anexo ao Hospital Raul Sertã, está renovando seus estoques de sangue com vistas para o carnaval, pois, mesmo sendo a festa das brincadeiras, com o carnaval não se brinca. Outra prioridade no topo das urgências humanas é o sono. Ana Borges nos deu um banho de conforto para um sono reparador. Interessante é saber que o cérebro não descansa durante o sono.  É ler com atenção, aprender a dormir, relaxar e... sonhar!

        Em “Sociais”, nossa diretora do jornal está entre as presenças que marcaram a abertura da Exposição itinerante “O legado Suíço-brasileiro na Amazônia: Arte, ciência e sustentabilidade”, no último dia 6, no Espaço Arp. A exposição ficará em cartaz até 06 de março.  Parabéns para Margarida Chaves, aniversariante do dia 9. Pessoa querida, de parentescos incríveis em Nova Friburgo. Outra personalidade marcante aniversariando é a querida Marilda Berbert, minha prima por conta de meu primo Juca. Foi ela quem fez a grinalda e o buquê do meu casamento. É muito amor envolvido entre nós. Felicidades!

        Enfim, a esperada “volta às aulas”. Se por um lado, pode ser a causa de ansiedade para uns, outros já lidam bem com esse retorno. A partir da compra do material escolar, geralmente a criança desperta o desejo de voltar. Minha neta Júlia uma semana antes já estava com a mochila arrumada. É a novidade de rever os amiguinhos e conhecer a professora. É mágico sair das telas e viver as emoções do dia a dia escolar.

        A contagem regressiva para 07 de abril cada vez encurta mais o tempo. Agora faltam 56 dias para a grande data. Salve A VOZ DA SERRA, o jovem adolescente na terceira idade!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.