Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

25/03/2024

Já pensou percorrer dentro do nosso país, uma trilha de 4.500 quilômetros, onde o roteiro começa no Rio de Janeiro indo até o Rio Grande do Sul? Isso é mais uma prova da extensão do Brasil que, não sem razão, é chamado de “gigante pela própria natureza”, nos versos do Hino Nacional. O Caderno Z nos trouxe a façanha de Julieta Santamaria, uma argentina que está em terras brasileiras há um ano. Por seu interesse pelo “mundo das trilhas”, a jovem portenha, de 25 anos, soube da existência do Caminho da Mata Atlântica e resolveu encarar o desafio que começou há mais de 15 dias.

Leia mais
18/03/2024

            O Caderno Z é pontual e não deixaria o Equinócio de Outono passar sem ser notado.  Os povos antigos festejavam as mudanças de estações com rituais. A Ordem Rosacruz-Amorc festeja o seu Ano Novo em março, no Hemisfério Sul, com a  chegada do outono e no Hemisfério Norte, a primavera. Em minha casa, meus pais davam valor aos fenômenos naturais e a coisa mais interessante sempre foi observar a igualdade de luz solar em março e setembro.

Leia mais
11/03/2024

O Caderno Z veio vestido em traje de gala para festejar mais um 8 de março, Dia Internacional da Mulher. E continuamos falando em lutas, empoderamento, equidades sociais e superação. O tempo está custando a dar conta de apagar um passado de machismos, de preconceitos e de submissão sobre a participação feminina. Ainda precisamos ressaltar, dando justificativas em defesa do que se costumava dizer sobre a alcunha de “sexo frágil”. Erasmo Carlos foi taxativo quando cantou: “mulher, mulher / na escola em que você foi formada / jamais tirei um dez, / sou forte, mas não chego a seus pés...”.

Leia mais
04/03/2024

O Caderno Z do último fim de semana marcou a chegada do terceiro mês do ano, sem as tradicionais águas de março, com dias de céu azul esplendoroso. A chave de ouro que abriu o “Z” foi a mesma chave que abriu o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na última quarta-feira, 28 de fevereiro, ou seja, a chave da determinação. Depois de longo período inativo, o Teatro Municipal passou por uma reforma e tanto, durante 11 meses, e está de volta para receber belas e marcantes apresentações.

Leia mais
26/02/2024

            O Caderno Z escolheu se vestir de arte urbana, brindando já o prenúncio de outono. Mas o que é a arte urbana? “É um tipo de expressão encontrada nos espaços urbanos, que se manifesta por meio de diversas intervenções. Suas ações ocorrem em ambientes públicos e interagem diretamente com os indivíduos”. Ninguém se espante, pois isso não é tão contemporâneo quanto nos possa parecer. “ Os gregos e os romanos já transmitiam  mensagens pelas ruas da cidade por intermédio de desenhos”.

Leia mais
19/02/2024

            O Caderno Z é mestre em apresentar roteiros que nos colocam em estado de atenção para que possamos entender melhor os meandros da existência. O tema adoção  tem sido muito difundido, basta dizer que o Brasil tem mais de cinco mil crianças e adolescentes à espera de adoção. Decidir aumentar a família pelo processo natural, quando se programa uma gravidez, tem o seu valor. Contudo, esse valor é muito mais potencializado quando um casal resolve expandir a família por intermédio de adoção.

Leia mais
14/02/2024

             Por um momento, fiquei em dúvida se faria ou não a viagem do último fim de semana carnavalesco. E qual seria a razão de eu não embarcar na plataforma do Caderno Z, se viajar em A VOZ DA SERRA é um dos meus prazeres? Houve apenas uma mudança no roteiro, pois, desembarcamos nesta quinta-feira, 15, já esbarrando no penúltimo fim de semana de fevereiro. As dicas do “Z” para uma fantasia servem para os festejos no ano inteiro. Há sempre uma festa temática esperando por nós.

Leia mais
05/02/2024

            Convivi com um ambientalista que me abriu os olhos para enxergar o que eu via, mas não em toda a sua amplitude. Ele me alertava para o fato de que o ser humano não devia tratar o meio ambiente como algo separado dele. E repetia: formamos um ambiente único, somos a natureza e a natureza está em nós. O Caderno Z do último fim de semana veio nos alertar com a mesma intensidade: “Não basta apreciar a natureza, é preciso participar dela”. Essa participação requer ações como “reciclar, trocar, não desperdiçar” e tudo o mais que nos leve a cuidar para o futuro.

Leia mais
29/01/2024

Antes de embarcarmos, vamos festejar o décimo aniversário da nossa coluna. Era final de janeiro de 2014, quando um texto meu fez sucesso nas páginas de A VOZ DA SERRA. Virou coluna e eu só tenho a agradecer a honra de ter merecido um passaporte para as nossas viagens literárias que eu tanto amo escrever. Gratidão!

Leia mais
22/01/2024

            Já não temos verões como os de antigamente, quando os termômetros não passavam de 25 graus. Trago da minha infância muitas lembranças da Filó, onde morei. Nas férias de janeiro e fevereiro íamos para a piscina Olifas, na Lagoinha. Era um bando de crianças e a gente se guiava pelo relógio de sol fixado no jardim do clube. Outra lembrança marcante foi quando meus pais compraram a geladeira. A primeira sobremesa, uma gelatina com maçã e creme de leite de latinha. Depois, mamãe fez picolé de guaraná com leite condensado, nas forminhas de alumínio. Que delícia!

Leia mais