Nas leituras do AVS a gente aprende a ler o mundo!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

O Caderno Z me levou aos tempos da casa da infância, onde os livros estavam em todas as ocasiões, quando se ganhava presentes. Mamãe, que era uma leitora de marca maior, dizia: “Se quiserem me dar presentes, eu quero livros!”. O gosto se tornou um esteio familiar e não é sem razão que Álvaro Ottoni comemora 40 anos de carreira, com 30 livros publicados e declara: “Fazer literatura infantil é a razão da minha vida”. Vencendo a timidez, Álvaro passou a visitar escolas para autografar seus livros e daí foi um pulo para a arte de contar histórias, passando a dar oficinas de contação. Mais recente, ele e a filha, Elisa, criaram um canal no YouTube, o “Trelelê-Tralalá”.   

Em “Autores da Terra, o “Z” nos trouxe as obras de Laryssa Frezze – “Bertalui”, e “O mundo visto pela janela de um ônibus”, de Jorge Antônio Maroun. Duas obras de dois bambas da literatura, altamente recomendáveis. A terceira sugestão do caderno é a estreia literária da nossa querida Carmelita Bispo, minha tia do coração. Em “Tempo Bom”, no auge dos seus 95 anos de idade, a autora conta relatos de sua infância, coisas do cotidiano e muitas histórias de sua gloriosa vida.  Parabéns e sucesso!

Outra obra é da autora Kiusam de Oliveira - “O Black Power de Akin”, em que o personagem recupera a autoestima e passa a se sentir “um príncipe” com o próprio cabelo que o envergonhava. Em “Palavreando”, Wanderson Nogueira ressalta o seu amor pela leitura e como influenciou o sobrinho Caio, dando, ao formando de alfabetização, o livro “O Menino Maluquinho”, de Maurício de Souza. Caio ficou “maluquinho” por leitura. Nogueira destaca: “um brinquedo quebra, uma roupa fica curta, mas o livro fica na memória e o que vem depois dele é um universo...”.

Deixamos o Caderno Z na certeza de que a leitura é o nosso divisor de águas para os conhecimentos. A VOZ DA SERRA, na maestria de seus 76 anos, tem sido um divisor não somente na informação dos fatos, mas na edificação de leitores conscientes e muito mais esclarecidos, por todas as matérias e artigos publicados. A coluna “Sociais” traz sempre um clima festivo e desta vez, o clima é mais do que agradável com duas celebridades aniversariando. Na sexta-feira, 20, brindamos a nova idade de Andréa Freze, nossa querida da composição gráfica do jornal. No sábado, 21, a estrela maior do nosso carnaval e que permeia de luz a vida social friburguense, nossa Marly Pinel. A vocês, queridas de todos nós, um forte abraço e votos de paz e saúde.

A classe empresarial do comércio fluminense espera melhoria nos negócios por conta do avanço da vacinação no estado do Rio. Outra boa notícia são as ações que beneficiam pessoas e famílias de baixa renda. Uma delas é a “tarifa social de energia”, que concede desconto de até 65% na conta de luz. De acordo com a Energisa, cerca de 8% de sua clientela, na área de concessão em Nova Friburgo, já desfruta da tarifa social e quanto menor o consumo, maior é o desconto. Já a Secretaria de Assistência Social conseguiu aluguel social para seis pessoas vulneráveis que estão alojadas no ponto de apoio em Duas Pedras. E seguem as campanhas de donativos.

Se de um lado, a economia espera boa retomada, numa outra vertente, a pandemia continua em alta e agora o avanço da variante Delta “desafia a retomada e pode restringir a flexibilização”. O médico neurocirurgião, Armando Lemos, entrevistado por Ana Borges, ressaltou, entre outros esclarecimentos,  que quanto maior o índice de vacinação, maior será a proteção. Contudo, é imprescindível que os cuidados continuem com o uso de máscaras, distanciamento social e não promover aglomerações.

Vivemos tempos nebulosos. Quem dera que a vida fosse uma constante festividade entre as pessoas e os povos de todo o mundo. Quem dera que Nova Friburgo pudesse ser a terra prometida, sem violências, sem crimes e sem as tragédias familiares que tanto nos deixam abalados e entristecidos. Nas “surpresas de viagem”, às vezes, não podemos ocultar as adversidades. Por nossos pesares e lamentações, força e luz!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.