Não importa a condução, nós vamos de AVS!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 07 de junho de 2021

Dizem que um dos maiores prazeres da vida é comer e até há o ditado – “Comer e coçar é só começar”. Talvez, quando pensaram essas coisas, não imaginaram que o feitiço viraria contra o feiticeiro, pois, abusar desse prazer é engordar a lista de problemas. O Caderno Z do último fim de semana nos trouxe o tema para elucidar muitas de nossas dúvidas. Entretanto, se comer demais não é bom, não comer também é grave. A nutricionista, doutora Joana Badini, em entrevista ao jornal, explicou tanto o excesso quanto a falta de alimentação, ressaltando as diferenças entre anorexia e bulimia. Tanto uma como a outra são casos para o acompanhamento nutricional de um especialista.

A pandemia também tem sido a causa do aumento de transtornos na alimentação, em decorrência do isolamento social e da ansiedade provocada pelas incertezas do momento. A falta de convívio social afeta ainda a saúde mental e o psiquiatra Vicente Ramatis, da Unimed Vitória, alertou sobre a automedicação e orientou para que ninguém fique “padecendo sozinho”. E destacou: “O tratamento facilita a vida do paciente por seus benefícios rápidos. A gente vive em coletividade, ninguém vive sem depender do outro, e isso se aplica à saúde mental...”.

Saímos do Z com Wanderson Nogueira que nos perguntou: “Você é de aventuras?” Bem, de minha parte, se for para me equilibrar no slackline, estou fora, pois mal me equilibro nas linhas divisórias da ciclovia na Galdino do Vale. Mas, nosso jovem filósofo aconselha: “Para não cair, a leveza é mais importante que a força e é da soma de ambas que o equilíbrio se faz vigente”. Que bonito, que sábio, parabéns!

De certa forma, já estamos na corda bamba e manter o equilíbrio é a tônica do momento. Neste mês de junho que se apresenta, mais uma vez, sem os festejos juninos, abrimos espaço para celebrar o meio ambiente e a Usina Cultural Energisa inaugurou em maio, em homenagem ao mês de Nova Friburgo, a exposição virtual de fotos “Recantos e Encantos de Salinas”, com fotografias de Regina Lo Bianco. É lindo, gente!

O Posto de Perícia Médico-Legal de Nova Friburgo realizará entre os próximos dias 14 a 18, uma campanha de coleta de DNA de familiares de desaparecidos. O exame de DNA é mais conhecido para identificar paternidade ou na solução de crimes, mas o recurso apresenta êxito na localização de desaparecidos até no exterior. A busca se faz, com sucesso, por meio de objetos de uso pessoal do desaparecido, como escovas de dentes, aparelhos ortodônticos ou amostras como dente de leite e cordão umbilical.

A Associação Comercial (Acianf) vai promover entre os dias 14 e 17, a Semana do Turismo 2021, evento online, gratuito, no tema central, o turismo pós-pandemia. A programação se destina aos segmentos turísticos e aos profissionais do setor, mas, com abertura para a comunidade. Há de ser uma oportunidade e tanto para se inteirar do assunto, pois cada pessoa tem um potencial turístico nas veias, até quando recebe visitas em sua casa.

Na edição de 25 de abril de 2020, A VOZ DA SERRA publicou uma entrevista em que, de acordo com previsão em âmbito estadual, havia uma estimativa de 400 mortes por Covid-19 em Nova Friburgo. Ficamos impactados por ser a previsão até “otimista”, como citado na matéria. Agora são 620 mortes registradas no último boletim.

O conceituado médicor Renato Abi-Ramia chama atenção sobre o fato de nossa cidade “ter mais mortes em relação ao Brasil, proporcionalmente à população”. O doutor, que vem desde o ano passado, alertando sobre a pandemia, pede um posicionamento concreto das autoridades e ressalta o fato como “muito triste e inaceitável, que precisa ser divulgado, investigado e rapidamente corrigido”. A voz de sua experiencia precisa ser ouvida. Frear a taxa de mortalidade é questão de amor ao nosso povo. Enquanto isso, mais flexibilizações, mais escolas retornando, professores sem vacinação, bandeira laranja no Estado do Rio, como se a vida estivesse voltando à sua “normalidade”. Aliás, já tem gente até dizendo que a pandemia está acabando. Por mais otimista que se queira ser, o coronavírus está aí, infelizmente!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.