AVS tem a dinâmica das melhores leituras!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 06 de setembro de 2022

O nono mês do ano começou carregado de emoções, com datas importantes a serem festejadas, entre elas, o Dia Internacional da Alfabetização, 8 de setembro. O Caderno Z do último fim de semana fez a festa sobre o tema. Aprender a ler tem se tornado cada vez mais fácil, porque a didática também evoluiu. É lindo! É dos mais valiosos saberes, embora no Brasil o analfabetismo ainda siga desafiando a Educação. Se para quem aprende é bom, para quem ensina é a glória. “É um ato de amor e dedicação. É ajudar, mediar o processo de descoberta de cada criança, oferecendo as condições necessárias para que descubram o universo vasto e maravilhoso de leitura...”, como destacou a professora Suzana de Souza Amorim, assessora pedagógica da Escola Pontinho do Sol.

Ana Borges conversou com a psicopedagoga Inahiara Venancio sobre a complexidade da volta à escola depois da pandemia. A educadora, que trabalha com as Séries Iniciais e é diretora adjunta da Escola Municipal Bernardo Pacheco, em seus depoimentos ressaltou a dificuldade de enfrentar as inseguranças, tanto da parte dos alunos e familiares, quanto da equipe de profissionais. Tudo era novo e diferente, pois não era um retorno das férias: “Não era recomeçar, pois quando recomeçamos trazemos na bagagem algo  que já conhecemos, já trabalhamos, experiências já vividas. Era começar!”.

O ensino básico no Brasil “ainda é uma realidade distante para muitas pessoas, passando pelas desigualdades sociais, com os tabus, os preconceitos e todas as formas de exclusão. Graças ao empenho dos profissionais da Educação, muitos dos desafios são vencidos, porque existe uma carga de amor muito forte, além do contrato de trabalho. O educador é aquele que carrega o trabalho na alma, que depois do expediente leva a escola “na cabeça” e se debruça sobre a empreitada educacional com boa vontade e disposição para encontrar o ponto de equilíbrio entre o sonho e as possibilidades.

A Escola Rural Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, localizada em Vargem Alta, é mais um exemplo de amor e dedicação. Atuando com a pedagogia de alternância, os alunos participam de atividades que interagem com o cotidiano da vida no campo e recebem, além das matérias curriculares, estudos de agricultura teórica e prática, intervenções externas, com viagens de estudo, interações com os familiares e até uma viagem a Holambra, em São Paulo, para aperfeiçoamento em novas técnicas de produção. Com três décadas de história, o Ibelga tem um legado de realizações que orgulha a nossa cidade. A reportagem de Ana Borges é uma verdadeira colheita de informações. Parabéns, alunos, famílias e professores. Quem planta colhe o melhor!

Em “Há 50 Anos” festejava-se o Dia da Pátria e a prefeitura, por intermédio do então prefeito Feliciano Costa, organizou as festividades para que “o maior sucesso” fosse alcançado. Outro assunto, muito interessante foi a melhoria das ligações interurbanas, sendo possível mais de 1.500 ligações para o Rio de Janeiro. Mais de dez mil telefones para Nova Friburgo, possibilitando o “mais avançado passo em comunicação de todos os tempos – a Discagem Direta a Distância”. Foi mesmo um passo de gigante dado na déca de 1970!

“Quando falamos de determinada categoria, qual a primeira marca que vem a sua mente?” – Foi com essa pergunta que os lojistas, de todo o Brasil, elegeram a Stam a marca “Top of Mind”, prêmio concedido pela Revista Revenda Construção: 1º lugar na categoria Fechaduras; 2º Lugar na categoria Cadeados e o 3º lugar em Ferragens. Que beleza!  Em “Sociais”, Roosevelt Carvalho festejando idade nova ao lado de seus familiares no distrito de São Jose do Ribeirão, em Bom Jardim. Felicidades!

Christiane Coelho tocou a emoção de muita gente, inclusive, mexeu com minhas lembranças, em “Álbum da Copa”. Na minha infância, papai, que era uma figura, era o mestre das figurinhas. O hobby não saiu de moda e a tradição continua. Contudo, o investimento em figurinhas está bem salgado. Para completar o álbum, o colecionador vai gastar R$ 550. Para a Copa do Catar é bom catar as moedinhas e muito mais!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.