AVS é um mestre da educação - Enquanto informa, educa!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

“Ser professor, uma luta diária” – Assim, o Caderno Z do último fim de semana se engalanou para homenagear a data de 15 de outubro, Dia do Professor. Pelo segundo ano, as comemorações se turvam em decorrência da pandemia, embora já tenhamos uma perspectiva de retorno ao formato presencial. O educador Cláudio Sassaki, neste ciclo pandêmico, definiu bem o que é ser um profissional da educação como “o herói de mil faces”, pois, “em sua jornada, o professor transformou os espaços domésticos – os seus e os dos alunos – em salas de aula”. Com isso, esteve mais perto ainda dos pais e responsáveis e, semelhante aos  heróis, “sentiu o desânimo e a exaustão baterem forte, mas, a autodeterminação em continuar, deu esperança aos demais...”.

Rubem Alves destacava que “a função de um professor é instigar o estudante a ter gosto e vontade de aprender, de abraçar o conhecimento. É ensinar a pensar. Quando o professor fala provoca a curiosidade da criança e ela interage e questiona”. Wanderson Nogueira fez abordagem sobre o ser professor e, mais do que “sagrar a profissão”, é preciso dar a ela o devido reconhecimento, pois, “efetivamente pouco se faz”. E disse, de forma exemplar: “o professor é o intercessor de todos os outros profissionais. É o preparador, é o acendedor de chama, é o condutor de sonhos. Um teimoso, insistente...”. E por essa teimosia, eles são, como eu gosto de dizer – os heróis da resistência.

A educação é um processo contínuo de renovação. Assim, a 6ª edição do Educa Week 2021 acontece nesta semana, se encerrando no próximo sábado, 23. O evento, online, é transmitido diariamente pelo YouTube, entre 8h30 e 21h, com a participação de nomes de expressão nacional e internacional. A programação é aberta ao público, bastando acessar www.educaweek.com.br. Na abrangência educativa, o Ministério da Educação lançou o edital Re-Saber com o intuito de fortalecer a educação profissional.  Que beleza!

Ontem, 18, celebramos o Dia do Médico, outra profissão imprescindível para garantir o bem-estar da humanidade. É hora de rendermos uma salva de palmas para os doutores e doutoras que se dedicam a cuidar de todos nós. A VOZ DA SERRA lembrou a desafiadora tarefa, em 2020, no enfrentamento da pandemia, quando mais de mil estudantes de medicina em final de curso, tiveram a graduação antecipada para que pudessem reforçar os atendimentos nas emergências da saúde pública. Parabéns! “Em “Sociais”, nesta quarta, 20, é aniversário do grande amigo, o jornalista Luiz Antônio Dias. Mais um libriano festejando idade nova. Saúde e muitas realizações. Um forte abraço!

A civilização é um processo engraçado, que precisa criar leis para se fazer cumprir determinados comportamentos que deveriam ser práticas naturais dos humanos. Agora em Nova Friburgo há uma lei para punir quem praticar maus tratos a animais. A lei é bem ampla e é bom que todos saibam de suas implicações, pois, se não for por bem, que seja pela punição legal. Falando nisso, a lei municipal 4.699/19, que visa o ordenamento e limpeza dos cabos e fios emaranhados nos postes da cidade, está na pauta dos entendimentos entre a concessionária Energisa, as empresas de internet e o Legislativo. A charge de Silvério fala por nós, no “Jogo dos Erros”, mostrando aquela sonhada limpeza no visual. Por um fio de esperança!

O novo normal da educação requer muito empenho, tanto das escolas, quanto dos alunos e de seus familiares. Mais do nunca, a boa vontade deve estar em todos os planos para o retorno seguro. As escolas particulares estão todas abertas e, no âmbito municipal, apenas 58% com aulas presenciais, pois nem todas as escolas possuem as condições necessárias para uma volta segura. A opção de ensino remoto continua possível.

Merece louvor o mutirão que pais e alunos da Escola Municipal Cecília Meireles, no bairro Cascatinha, promoveram para o retorno do ensino presencial. O espírito de Cecília se regozija nos próprios versos: “Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa”. Parabéns a todos pelo mutirão, pois, como anteviu Cecília, tudo agora é Reinvenção... e a vida, a vida, a vida, só é possível reinventada...”.

 

Elisabeth Souza Cruz é jornalista, poetisa e presidente da seção Nova Friburgo da UBT, a União Brasileira dos Trovadores. Escreve às terças-feiras.  

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.