AVS é da hora, do tempo, do espaço e da gente!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

O Caderno Z é um verdadeiro caçador de esmeraldas, aquele que busca, nos verdes da esperança, nos trazer algo de bom e de útil para a nossa existência. Num fim de semana de feriadão, quando muita gente deu trabalho para as pernas, o “Z” abriu um tema sobre o “segundo coração do corpo humano” – a panturrilha. Mas que novidade é essa? Ana Borges nos familiarizou com o tema, chamado também de a “batata da perna”, que pode ser mesmo uma batata quente se não for bem cuidada. Para começo de conversa, “quando a musculatura fica parada por muito tempo, pode haver retenção de líquido, o que causa inchaço e sensação de peso nas pernas”.

A recomendação é que façamos exercícios para evitar a ociosidade, mas com moderação. O aconselhamento clínico é que não se deve sobrecarregar demais a panturrilha treinando-a, apenas, por duas ou três vezes por semana, dando um tempo para que ela se recupere e cresça. O uso de meias de compressão estimula a circulação nas pernas e é uma excelente medida para quem pratica atividade física diariamente, pois ajuda a diminuir “a concentração dos ácidos lático e pirúvico” dos músculos  responsáveis por causar dor muscular. Lembrando que “em uma caminhada, por exemplo, ocorre o aumento da velocidade do fluxo do sangue nas veias, melhorando o retorno do sangue ao coração”. A partir de agora, temos mais um dever, ou seja, atenção redobrada com a panturrilha, nosso “segundo coração”!

Minha avó dizia um ditado, quando nos pedia um favor:  “anda, pernas pra que te quero?! Esse palavreado dela era para que a gente “fosse num pé e voltasse no outro”. Em “Esportes”, Vinícius Gastin nos trouxe a tabela de jogos do Friburguense, com agenda até 8 de novembro. Haja panturrilha em forma para tanta correria!

A Energisa pede a quem utiliza equipamentos de sobrevida que atualize o cadastro junto a empresa, pois, em meio aos tempos incertos, poderão ocorrer quedas no fornecimento de energia. Com a atualização, a companhia pode garantir a esses clientes a prioridade no restabelecimento da energia onde se fizer urgente. Muito bem!

Paula Farsoun tocou num assunto sensível e bem atual sobre a inteiração virtual nas redes sociais, quando postar a “felicidade” é algo imperativo para muitas pessoas. A eficiente pensadora, advogada, fez uma análise do comportamento virtual de que alguns seres “deixam de ser para parecerem que são”. Em “Sociais”, Adriana Ventura, nossa diretora, tomando posse no Rotary Clube Caledônia, junto com Tânia Montechiari e Josemar Tardin. Tanto enobrece os novos rotarianos, quanto a missão rotária em seu trabalho humanitário. Aos aniversariantes, Eloir Perdigão, Júlio Cordeiro e Roosevelt Concy, nossas felicitações pela passagem de novo ciclo em suas vidas. Parabéns!

Christiane Coelho nos trouxe uma aula sobre o tema “inclusão ou exclusão”, quando a queixa tem sido a falta de mediadores nas escolas municipais em Nova Friburgo. A profissão abrange uma área importante no processo educacional e vai  muito além da sala de aula, incluindo os espaços de socialização dentro da escola.

A charge de Silvério, pediu “socorro” em nome do Colégio Nova Friburgo, a tradicional Fundação (Getúlio Vargas), presença sempre marcante nos desfiles da cidade, um exemplo de resiliência e coragem. Nossa parada de 7 de setembro teve “pouco público”, mas, para quem desfilou, não faltou emoção e garra. Do início ao fim, cada agremiação deixou o seu melhor recado. Crianças formando bandas apreciáveis, uma verdadeira passarela de cores, arte e comprometimento. O “mar azul” do Colégio Estadual de Nova Friburgo, onde me incluo, inundou de encantamentos a Avenida Alberto Braune.  Encerrando o desfile, os ex-alunos do Cenf, os “cenefistas”, abriram um leque de lembranças, de reencontros, numa incrível “avant-première” do espetáculo azul para os próximos anos. Parabéns, militares, instituições, escolas, associações, organizadores do certame, prefeitura, secretarias... Nova Friburgo agradece a competência de todos! 

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.