Novo bispo diocesano

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Novo bispo diocesano
A escolha do novo bispo da Diocese de Nova Friburgo pode demorar até dois anos. É o prazo máximo, quando fruto de uma excepcionalidade, como a da renúncia ocorrida em Nova Friburgo, por parte de Dom Edney Gouvêa Mattoso, que alegou motivos pessoais, após quase dez anos no comando da Igreja Católica na região. Outros casos excepcionais para além desse, são quando da morte do bispo, idade limite (75 anos) ou falta grave. 

9 meses a dois anos
Mas raras são as vezes que o processo, que passa por diversas instâncias, leve tanto tempo. A média, geralmente é de nove meses a um ano. Apesar dessas diversas instâncias que passam pelo conselho local à Roma, a decisão sempre é tomada diretamente pelo papa. Todo processo corre em sigilo absoluto.       

Longo processo de escolha
Entre os muitos requisitos para assumir o episcopado estão: a idade mínima de 35 anos, ter sido ordenado presbítero pelo menos há cinco anos e ter adquirido o grau de doutor ou ao menos a licenciatura em Sagradas Escrituras, teologia ou direito canônico. Condições que devem trazer um padre de fora da região para a função, como é comum.

Dom Paulo de Conto
Enquanto não se tem o novo bispo, assume hoje, 31, a Diocese friburguense, Dom Paulo de Conto. Ele teve sua renúncia do bispado por limite de idade aceita pelo Papa Francisco, em 2017, e, agora sai dessa condição, temporariamente, para ser administrador apostólico da diocese, até que Roma indique o novo bispo.

Interino
Além de administrar, Dom Paulo terá função importante nesse processo de escolha, pois caberá a ele relatar aos seus superiores a avaliação das condições e necessidades da Diocese que culminarão no perfil desejado.

Fã de Francisco
Em entrevistas a mídias especializadas, Dom Paulo se mostra fã do Papa Francisco, tendo-o, inclusive como autor predileto. Revela que suas vivências o fizeram nutrir sentimentos de ir ao encontro das pessoas, promover a acolhida, a misericórdia, o perdão e o amor. Dom Edney se torna agora bispo emérito, ou seja, sem funções administrativas, mas segue a serviço da Igreja.

Parabéns, Alunão!
A escola de samba Alunos do Samba celebra 74 anos de fundação no próximo domingo, 2 de fevereiro. Com ensaio e festa com direito a bolo e tudo, a quadra, em Conselheiro Paulino, estará aberta a toda comunidade. Uma das agremiações carnavalescas mais antigas do Brasil, a azul e branco aposta em um grande desfile este ano com enredo que cantará a Estrada Real.

Ensaios na rua
Antes da festa de aniversário, a Alunão visita hoje, 31, a partir das 22h, a co-irmã Vilage no Samba, em retribuição ao show da verde e branco realizado recentemente na sua quadra. Os ensaios seguem a todo vapor em todas as agremiações que desfilam no sábado e domingo de carnaval. Destaque para o ensaio técnico da Unidos da Saudade no domingo, 2, às 14h, em frente à fábrica Ypu. Em caso de chuva, o ensaio será na quadra.

Se virando
Não há previsão de ensaio técnico na Avenida Alberto Braune, local dos desfiles, como ocorrido em anos anteriores. A alternativa encontrada pelas escolas é fazer ensaios nas ruas próximas às suas sedes.

Dias de ensaios
No calendário de ensaios, os antigos blocos de enredo têm feito pelo menos dois ensaios por semana. As escolas maiores – três. Globo de Ouro e Unidos do Imperador ensaiam às segundas e quartas. Bola Branca, às quartas e sábados. Raio de Luar, quartas e sextas. Já a Vilage ensaia terças, sextas e domingos; a Imperatriz de Olaria, terças, quintas e sábados. Unidos da Saudade, terças, quintas e domingos. E o Alunão, sextas e domingos.   

Palavreando
“Embriagado pela sobriedade me arrependo de ter me permitido embrutecer. Fiz muralha para as minhas fragilidades e as ocultando me feri por dentro”.

 

 

Foto da galeria
Essa casinha na beira do rio e cercada pela Mata Atlântica é de 1839. Da Fazenda Mata Atlântica mostra a importância da preservação e o quanto a mata atlântica é um patrimônio que pode e deve turbinar o nosso turismo. Além do perfil da Fazenda Mata Atlântica, a foto faz parte da campanha Siga Friburgo, no Instagram
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.