Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

20/02/2018

No Brasil, anualmente, quase todos os que possuem carro ou motocicleta tem o dever de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Digo “quase” porque em alguns casos existe a isenção deste imposto. Carros com mais de dez, 15 ou 20 anos de fabricação (dependendo do estado) são isentos do pagamento do IPVA.

Pare e reflita...

Leia mais
15/02/2018

Quando criança, por algumas vezes ouvi os antigos chamarem o carnaval de “a festa da carne”. Procurando etimologicamente o significado do carnaval, encontraremos conceitos como “Adeus a carne”, “Despedida da carne” entre outros. Mas para mim, quando penso em carnaval, o conceito que me vem à cabeça é: “a festa do lixo”.

Sabe-se que geralmente, no final da maioria das festas, encontramos um cenário de muito lixo, entretanto, nenhuma festa se compara ao carnaval (e talvez ao réveillon). Você já havia reparado isso? Seguem alguns dados que comprovam essa sensação:

Leia mais
06/02/2018

Volta às aulas é sempre uma emoção, tanto na disputa pelo atendimento nas papelarias lotadas quanto ao “rombo” no orçamento, não é mesmo? Mas você já parou para pensar que existem inúmeros pontos a serem pensados tanto na escolha dos materiais quanto da própria escola de seu filho?

Na papelaria

Leia mais
30/01/2018

Você conseguiria colocar em um recipiente de vidro de um litro todo o lixo produzido por você e sua família durante o período de um ano? Um grande desafio, não é mesmo? A família de Bea Johnson, de 43 anos, seu marido e seus dois filhos conseguiram, e viajam pelo mundo carregando seu pote de vidro, desafiando e incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo. "As pessoas se desconectam do impacto que o lixo vai gerar. Acham que, ao jogar as coisas fora, elas desaparecem", disse Bea à BBC Brasil.  E não é isso mesmo que fazemos em nosso dia-a-dia? Precisamos aprender a repensar.

Leia mais
23/01/2018

Você se lembra da revolução dos baldinhos?

Gestão Comunitária de Resíduos orgânicos+Agricultura Urbana=Revolução dos baldinhos

Se você não se lembra, segue um breve resumo:

Leia mais
16/01/2018

No último domingo, 14, mais uma iniciativa da Cruz Vermelha de Nova Friburgo foi realizada no bairro São Geraldo. Além do projeto Comunidade Resiliente, realizado em parceria com o Meu Bairro+200 e que, em sua fase final, prepara cerca de 30 jovens para responder prontamente a eventuais desastres que possam ocorrer na comunidade, dessa vez a Cruz Vermelha de Nova Friburgo organizou e pôs em prática uma ação de prevenção à transmissão da febre amarela.

Leia mais
09/01/2018

Ouvimos constantemente falar sobre a palavra sustentabilidade, aliás dificilmente encontraremos alguém que não tenha tido contato com noções básicas do que essa ideia representa para nossa vida em sociedade. Mas até onde reproduzir apenas a palavra por um mero modismo poderá ajudar-nos a entender os conceitos fundamentais da prática desse mesmo conceito? Hoje, nesse espaço, vamos abrir mais essa ideia e sua pratica auto consciente. 

Leia mais
03/01/2018

“Ano novo, vida nova!” É o que mais escutamos por aí nessa época de réveillon, não é mesmo? Mais amor, paz, paciência, prosperidade, dieta, fazer exercícios, e seguir uma lista interminável de promessas e desejos. Quão bom seria que metade dessas promessas e desejos se concretizassem durante o ano. Sabemos que muitas delas não passarão do papel para a atitude, entretanto, reconhecemos que esse é um bom momento para pôr em prática mudanças sobre aquilo que sabemos estar errado e que precisamos corrigir.

Leia mais
27/12/2017

Você sabe por que as ruas do Japão são extremamente limpas? Difícil de entender, tendo em vista que diferente do Brasil, no Japão não tem garis. Os mesmos só são disponibilizados em casos emergenciais. Na verdade, o grande segredo desse país oriental é a cooperação. Cada um cuida não somente de sua calçada, como também do estacionamento e dos arredores (escolas, fábricas, comércio etc.). É comum condôminos participarem de mutirões para limpeza dos prédios onde moram e entorno, com clausulas descritas para tal fim em contrato de locação.

Leia mais
19/12/2017

Quem não gostaria de morar em uma cidade sustentável? Viver, criar os filhos e poder dizer com orgulho que vive em uma localidade, onde os rios são cristalinos, as ruas impecavelmente limpas, a educação ambiental é aplicada de forma satisfatória nas escolas, a maior parte da energia é renovável, enfim, todo mundo sonharia em viver nessa cidade, não é mesmo? A questão é: qual caminho deve ser traçado para alcançar esse objetivo? Por onde começar e de quem é a responsabilidade?

Leia mais