Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

16/10/2018

Conheça a sementeira, uma interessante ferramenta, simples barata e muito eficiente

Utilizar a sementeira consiste em transformar as centenas de sementes dos frutos consumidos por cada um de nós em nossas residências, ou mesmo nas escolas, creches, lanchonetes e os mais variados locais, em mudas de árvores frutíferas.

É um processo relativamente rápido e com efeitos positivos, não apenas sobre a comunidade carente, mas também para a sociedade como um todo.

Quantas sementes tem uma melancia?

Leia mais
09/10/2018

A Constituição Federal de 1988 completa 30 anos

 A Constituição é o conjunto de leis do país. É considerada a lei máxima e determina o papel do Estado. Nela estão as regras que os poderes públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário) devem seguir e os direitos e os deveres de cada cidadão. 
Nossa lei máxima acaba de completar 30 anos e gostaríamos de chamar atenção para os leitores com relação ao artigo 225 que diz:

Leia mais
02/10/2018

Plástico, papel, vidro e metal, é o que as pessoas pensam quando se fala em coleta seletiva, entretanto, na prática, a coisa funciona um pouco diferente. Não é todo o plástico, papel ou metal que pode ser reciclado, assim como também não é de qualquer maneira que eles poderão ser destinados para reciclagem.

Leia mais
25/09/2018

Em comemoração à primeira manhã da primavera (que teve início no último sábado, 22, às 22h53), o Meu Bairro Sustentável (MBS) não poderia comemorar essa linda e florida estação de uma forma melhor do que com a revitalização de um espaço público.

Leia mais
18/09/2018

No dia 23 de junho, a equipe do Meu Bairro Sustentável esteve no distrito de Lumiar, Nova Friburgo, levando  uma oficina de compostagem de resíduos orgânicos domésticos. Ao chegarmos no local, onde iria ser realizada a oficina, nos surpreendemos com aproximadamente 50 pessoas que se interessaram em aprender como dar uma destinação diferente do aterro, para uma parte considerável do total de lixo descartado.

Leia mais
11/09/2018

A compostagem, como sabemos, é um conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos, e o seu resultado é a transformação de “lixo” orgânico doméstico em composto e fertilizante. Quando se utiliza a minhoca como forma de acelerar esse processo, o resultado fica ainda melhor, teremos então o eficiente húmus.

Mas e quando não se composta?

A cidade de Nova Friburgo, com sua população em torno de 200 mil habitantes, gera aproximadamente um volume de 200 TONELADAS de resíduos por dia. Cerca de 1kg por habitante.

Leia mais
04/09/2018

Coleta seletiva

Consiste no descarte correto dos resíduos sólidos, orgânicos, rejeitos e óleo vegetal usado, além disso, incentiva hábitos de vida mais saudáveis.

Leia mais
28/08/2018

Aproveitando que em nosso país ultimamente não se fala em outro assunto que não as eleições para presidência em outubro e as gafes dos nossos excelentíssimos candidatos, nossa coluna sobre meio ambiente e sustentabilidade não poderia fazer diferente. Vamos falar essa semana sobre a interessante análise encontrada no site do Catraca livre. O texto citado foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública em análise de cinco frases sobre o tema, ditas pelos presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto.

Leia mais
21/08/2018

As gorduras e óleos vegetais sempre foram muito utilizados ao longo da história do ser humano, seja como alimento, fins medicinais, ou até mesmo para pintura de quadros. Leonardo da Vinci, por exemplo,  inventou uma prensa de azeite, mais eficaz do que as utilizadas na época.

Independente da função em que o óleo é empregado, ele sempre desempenha muito bem a sua função, não é mesmo? Principalmente quando é utilizado para o preparo de uma bela porção de batatas fritas.

Leia mais
14/08/2018

O que é?

Leia mais