Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

21/11/2017

Você sabe o que é a COP? Conhece seus objetivos? Essa semana vamos saber quais foram seus pontos principais e quem se interessar pode estudar mais profundamente sobre o assunto.

Significado

Leia mais
14/11/2017

Há poucos dias passei por uma pessoa na rua que estava trajando uma camisa com a inscrição: “Friburgo sem rodeios”. Sei que existe uma polêmica sobre esse assunto e dessa forma busquei uma maneira de me localizar dentro deste tema e desenvolver uma opinião pessoal a respeito. Minha primeira pergunta foi: sou contra ou a favor de rodeio? Ao responder mentalmente essa questão percebi que, talvez por questões culturais, eu tenha uma simpatia por rodeios.

Leia mais
07/11/2017

Sabe-se há muito tempo que o Brasil poderia ter sua matriz energética ainda mais limpa. Com tanta abundância de energia solar e ventos, qual a justificativa para residências e empresas sem painéis solares e turbinas eólicas? Fala-se muito sobre os altos preços de implantação, porém, não creio ser esse o motivo e sim a comodidade. Não investimos em novas formas de energia por que as que temos hoje já nos atendem muito bem. O mesmo serve para a captação da água.

Leia mais
31/10/2017

"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." 

Leia mais
24/10/2017

Conforme combinado na coluna anterior, continuo abordando o tema: “Educação ambiental nas escolas”. Foram tantos relatos interessantes que recebi sobre o assunto que é impossível concluí-lo em um só espaço. Uma escola proficiente, é aquela onde o aluno recebe instrução, carinho, alimento, segurança, aprende sobre seus deveres e tem seus direitos respeitados. Esta deve oferecer noções mais que básicas de cidadania, educação ambiental e respeito a alteridade.

Leia mais