Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

05/02/2019

Consiste no descarte correto dos resíduos sólidos, orgânicos, rejeitos e óleo vegetal usado, além de incentivar hábitos de vida mais saudáveis.

Leia mais
29/01/2019

Ouvimos constantemente falar sobre a palavra sustentabilidade, aliás dificilmente encontraremos alguém que não tenha tido contato com noções básicas do que essa ideia representa para nossa vida em sociedade. Mas até onde reproduzir apenas a palavra por um mero modismo poderá ajudar-nos a entender os conceitos fundamentais da prática desse mesmo conceito? Hoje, nesse espaço, vamos abrir mais essa ideia e sua prática auto consciente. 

Leia mais
22/01/2019

Independentemente de haver ou não coleta seletiva eficiente e ativa, tudo o que o que geramos em nosso dia a dia deve ser separado em três frações: resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos. Isso não é um favor que fazemos para a preservação do meio ambiente. Isso é uma obrigação diante da responsabilidade compartilhada com o lixo que produzimos em nosso cotidiano.

Exemplos de resíduos orgânicos são aqueles que geramos ao preparar nossos alimentos: cascas de legumes, restos de frutas, a borra e o filtro de café. Também são resíduos orgânicos as podas de grama, folhas secas etc.

Leia mais
15/01/2019

Estão abertas para o público em geral, inscrições para oito cursos à distância e auto instrucionais (sem tutoria) oferecidos pelo Ministério do Meio Ambiente.  Uma excelente oportunidade para quem deseja melhorar o currículo ou simplesmente obter mais conhecimento sobre temas atuais e relevantes voltados para o Meio Ambiente.

Os temas são:

Leia mais
08/01/2019

O Mundo está ficando pequeno demais para tanto lixo e a geração de lixo eletrônico particularmente está demasiadamente preocupante. O Brasil segue liderando o ranking de maior produtor de lixo eletrônico por habitante. Meio quilo por ano, segundo a ONU.

Leia mais
03/01/2019

Aproveitando esse momento oportuno, seguem algumas sugestões para que você possa incluir na sua lista de desejos para 2019. Algumas simples, outras mais complexas, cada um pode elaborar dentro de suas possibilidades. Quem já pratica o básico pode se comprometer um pouco mais e dar um tom de complexidade a essa nobre rotina.

Gestão dos Resíduos

Leia mais
27/12/2018

Quem não gostaria de morar em uma cidade sustentável? Viver, criar os filhos e poder dizer com orgulho que na cidade onde mora há rios cristalinos, ruas impecavelmente limpas, a educação ambiental é aplicada de forma satisfatória nas escolas, a maior parte da energia é renovável, enfim... todo mundo sonha em viver em uma cidade assim, não é mesmo?

Leia mais
18/12/2018

Há alguns meses, meu esposo retornou de uma caminhada na mata próxima ao local onde residimos e trouxe um objeto, que assim que foi avistado pelo nosso filho mais novo, já virou alvo de questionamento. ‘O que é isso, papai?’, perguntou. Prontamente, meu esposo respondeu: ‘É um fungo chamado orelha de pau’. No mesmo instante meu filhinho replicou: ‘Que nada, papai, é um disco voador!’. Pegou o fungo da mão do papai e saiu fazendo seu disco voador sobrevoar por toda casa.

Leia mais
11/12/2018

Está sendo realizado até a próxima sexta-feira, 14, em Nova Friburgo o evento Mountains 2018, que é constituído pelo III Workshop sobre o Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanha, além da II Conferência Internacional sobre Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanha.

Leia mais
04/12/2018

Cataki é um aplicativo gratuito para celular, que conecta pessoas e empresas aos catadores de recicláveis. Processo aberto, colaborativo e sem fins lucrativos, o Cataki é mantido graças ao apoio de parceiros e financiadores como a OAK Foundation, Eccovida, Locaweb e outros. Qualquer voluntário pode acessar o site e se oferecer para colaborar de alguma forma.

Leia mais