Homenágem póstuma ao dr. Dermeval

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 15 de junho de 2024

Edição de 15 e 16 de junho de 1974 

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes

Dermeval é retrato - Em singela homenagem no Hospital São Lucas, o dr. Dermeval Barbosa Moreira, recentemente falecido, ganhou um retrato na parede, em solenidade prestigiada por médicos e enfermeiros, que com o inesquecível Dermeval trabalharam durante os 40 anos em que o ex-médico dedicou sua profissão à população de Friburgo.

Gliosci ganha homenagem - Ativo e eficiente ex-chefe do gabinete civil do governador Raymundo Padilha, o sr. Mário Gliosci recebeu uma homenagem merecida de seus admiradores friburguenses, traduzida num almoço na churrascaria Chico Rey. Cerca de uma centena de pessoas estiveram presentes, inclusive as mais altas autoridades da Arena local. 

Poluição sonora - O tempo de sossego passou, infelizmente. Se o leitor acompanhou o relato das cifras de acidentes ocorridos em Friburgo, na última semana, através de A VOZ DA SERRA, vai sentir que alguma coisa está mudando em nossa cidade. Já está muito longe o tempo do nosso sossego. 

Novo calçamento da Av. Alberto Braune - O que a prefeitura pretende com a instalação de bloquetes de cimento é sepultar novamente um problema secular da cidade: canalização de água e esgoto. Os atuais sistemas de esgotos já não dão mais vazão ao desenvolvimento do progresso da cidade. O manilhamento é antiquado. A maioria dos bueiros está completamente entupido.  

“Bloquetes” - O que leva o prefeito Amâncio de Azevedo a mudar o calçamento da avenida Alberto Braune, ameaçando até, como seus já famosos bloquetes “sextavados em duas cores”, uma renovação total do calçamento em paralelepípedos nas nossas principais artérias? Que pressa foi esta de “calçamentos”, quando se sabe bem que os problemas friburguenses não estão exatamente situados neste item?

Trânsito sem solução - As autoridades do trânsito em Nova Friburgo se comparam aos doentes, cujos médicos só receitam analgésicos para as suas dores. Não procuram, através das raízes e da história, as causas que levam, pouco a pouco, o tráfego de Friburgo a um caos completo.

A VOZ DA SERRA pergunta ao senhor prefeito - Afinal, é a vasão (ou evasão) de águas que está se medindo hoje, na sua administração, através de metro quadrado? Prefeito, água é líquido, não podendo ser medida, nem por metro linear, muito menos por metro quadrado. Estamos perguntando ao prefeito, porque, na Rua 7 de Setembro (numa obra sua de rebaixamento da ponte) tem uma placa que está “fundindo a cuca” de todo mundo que sabe o que é linear, quadrado ou (como devia estar lá) metro cúbico.

 

Pílulas

Há aproximadamente um ano, A VOZ DA SERRA, como também o jornal A Paz, chamavam atenção do prefeito para o clima de intranquilidade que reinava em sua administração. Essas críticas eram pronta e aulicamente rebatidas em longos e inócuos artigos e editoriais, que, afirmavam na época, ser o ambiente da prefeitura o melhor possível, no qual reinava a paz absoluta e não existir algo que maculasse o governo Amâncio de Azevedo.  

Mais ainda, nos mesmos artigos e editoriais (que depois eram devidamente processados e faturados), acusava-se os órgãos de imprensa, independentes, de tentar tumultuar a administração municipal. Muito bem, os acontecimentos sangrentos de agosto vieram comprovar com quem estava a razão. O próposito que nos moveu na ocasião, e nos move hoje, é - única e exclusivamente, mostrar ao prefeito, os erros que estão sendo praticados com frequência. Levar ao seu conhecimento fatos graves que ocorrem, sendo que alguns deles, o prefeito só vem a saber através dos jornais. 

 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Atyw Luiz Madureira (19); Orlando Imbroinise e Perla Haiut (20); Anchises Werneck Porto (21); Homero Caputo, Kátia Rocha e Werther Almeida Lima (22); Sylvio Alberto Spinelli, Friadrick Wilhelm Schullupp e Ítalo Sérgio Spinelli (23).

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.