Nacional na conta

Vinicius Gastin

Esportes

sábado, 08 de junho de 2024

Hiago, do Friburguense, fatura série prata do Brasileiro de Futmesa

A galeria de troféus da AFFM / Friburguense ganhou mais uma taça de peso nacional. O jovem Hiago, uma das boas revelações da equipe nos últimos tempos, foi o campeão da 2ª divisão, a famosa série prata, na 34ª edição do Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa Brianezi, da regra 12 toques. O evento foi realizado no Hotel Blue Tree, em Londrina, no Paraná, entre os dias 30 de maio e o último domingo, 2.

Para conquistar o título, Hiago derrotou o atual campeão mundial, Albarello, na final. Um grande presente para a Associação Friburguense de Futebol de Mesa, que completa 40 anos em 2024: o jovem botonista, segundo avaliação da Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj), já é uma realidade do futmesa do estado, sendo considerado como um dos melhores atletas da regra 12 toques. Na mesma série, Marcos Antunes (Fluminense) terminou na 4ª colocação.

Outro friburguense, atualmente defendendo o Vasco da Gama, também brilhou e, por muito pouco, não faturou o título da 1ª divisão. Marcus Vinicius foi o vice-campeão da competição após levar o gol de Thiago (São Paulo) no último chute. Placar final: 6 a 5 para o atleta paulista, que teve 100% de aproveitamento nos chutes da final. O atleta fluminense errou apenas uma bola, que decidiu o título, uma vez que o empate era de Marcus Vinicius. Curiosamente, no ano passado, o botonista de Nova Friburgo também levou o gol no último chute de Quinho, atualmente no Palmeiras, mas que na ocasião jogava no XV de Socorro-SP.

Ainda na divisão de elite do futebol de mesa brasileiro, destaque para Nando (Vasco), Clóvis Pirica (Friburguense) e Thiago Penna (Vasco) que terminaram na 6ª, 14ª e 15ª posições, respectivamente. O Rio de Janeiro foi representado por 28 atletas. A competição, organizada pela Federação Paranaense de Futebol de Botão, com a chancela da CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa), teve a presença de 240 atletas, sendo 128 da categoria adulto (principal), 96 na master (48+) e 16 na sub-18.

Além do Distrito Federal, foram 13 estados representados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Além dos atletas dos times do Rio, Flamengo, Fluminense, Vasco, América, Friburguense e União Futmesa, atletas de clubes como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Londrina, Sport, Atlético-GO, Avaí e Ceará também estiveram na disputa.
Os atletas Pirica, Hiago, Vinícius Mendes, Guigui Klein e Daniel foram os representantes do Friburguense na competição, além de Márcio Pires, que participou na master (48+). O Rio de Janeiro também teve os botonistas Nando, Marcus Vinicius, Thiago Penna e Igor Quintaes (Vasco), Marcos Antunes (Fluminense), Amon, Bira, Hiego, Rodrigo Adão e Léo Muniz (América), Lucas Boa Morte e Fantinatti (União Futmesa) e Rodrigo França (Flamengo) participando na categoria adulto.
O Rio de Janeiro conquistou 26 títulos na história. O último título do estado nesta categoria foi conquistado por Victor Heremann (Vasco) em 2018, em Londrina. Atualmente ele atua pelo São Paulo. Armando (Flamengo) é o último campeão da categoria master. Venceu em 2022, no estádio do Morumbi, em São Paulo, e busca este ano mais um título nacional.

Rhaniery Jardim é o atleta do Rio de Janeiro com maior número de títulos, seis no total, sendo quatro na categoria sub-15 e dois pela sub-18. Atualmente ele joga no Vasco da Gama, que é o único clube do país que já conquistou títulos brasileiros em todas as categorias, porém, este ano, Rhaniery não vai disputar a competição. O Friburguense possui um título no sub-18, conquistado em 2022, pelo jovem Vinicius Esteves.

  • Foto da galeria

    Jovem Hiago fatura título a nível nacional em Londrina (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Competição reuniu centenas de botonistas, sendo 28 do estado do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Friburguense Marcus Vinicius bateu novamente na trave, e por pouco, não levou a 1ª divisão (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.