Direitos humanos

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Pinçado da Internet:

“Maturidade é saber onde derramar a intensidade”.

Direitos humanos (1)

No último domingo​, 10, foi comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

E a coluna faz um recorte sobre o sírio Anas Abdulrjab, refugiado no Brasil, que ganhou as manchetes jornalísticas e pode celebrar duplamente, por ter conseguido um país para se refugiar e pela revalidação do seu diploma de engenheiro pela UFF.​ 

Vindo da Líbia, formado em Trípoli, ele chegou Rio em 2015, trabalhou em um café e, depois passou a cozinhar quitutes sírios.

Em agosto de 2016, solicitou a revalidação de seu diploma, mas encontrou dificuldades.

Direitos humanos (2)

Lembrando que há 69 anos, no dia 10 de dezembro, era adotada e proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, por meio da resolução 217 A-III, que estabeleceu a proteção universal a todos os cidadãos do mundo.

E que, à porta de celebrarmos o bicentenário de Nova Friburgo, precisamos refletir sobre o que chamamos “colonização”.

Não fomos colonizados, fomos solidários e acolhemos ainda hoje imigrantes de todos os cantos do mundo, promovendo aculturamento e, com isso, novos costumes. O resto é ficção.

Luz

Petrópolis prometeu e cumpriu o seu Natal de luz!

No último fim de semana, os números registrados em pesquisas em hotéis, restaurantes e comércio varejista são surpreendentes.

Até a cantora Anitta foi flagrada na Casa dos Sete Erros, na Avenida Ipiranga, na última quinta-feira, 7.

Anitta escolheu a Cidade Imperial para gravar videoclipe ao lado do ator, cantor, compositor e músico, Micael Borges.

Surrealista

‘Isto não é dança’ é a proposta de montagem de um espetáculo de dança livremente inspirado nas obras do artista René Magritte.

Resultado do projeto ‘Laboratório de Criação em Dança do Sesc, sobre a supervisão do diretor e coreógrafo Márcio Cunha que investiga relações entre artes plásticas e dança.

Uma obra que se propõe a trazer o universo mágico e onírico dos quadros do artista surrealista.

O espetáculo acontecerá na sexta-feira, 15, às 20h, no Sesc Nova Friburgo.

De ouro

O craque Gerson, o “Canhotinha de Ouro”, mobilizou integrantes de comissões técnicas de futebol de clubes, no último sábado, 9, no Complexo Caio Martins, em Niterói.

Gerson, que já teve casa de veraneio em Friburgo e foi associado do Nova Friburgo Country Clube, marcou presença na IV Copa Gerson 2017, evento que  reuniu 200 integrantes do Projeto Gerson, selecionados entre mais de 1.200 participantes da escolinha de futebol comandada pelo tricampeão do mundo.

Técnicos foram analisar três categorias, sub-12, 14 e 16, masculina e feminina.

Indicado (1)

Iniciativa idealizada pelo professor Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio, para homenagear os melhores espetáculos teatrais do Rio de Janeiro e, consequentemente, estimular a produção cultural da cidade, o Prêmio Cesgranrio 2017 terá 12 categorias agraciadas, sendo três delas voltadas para o teatro musical.

E entre os indicados ao Prêmio Cesgranrio pelo segundo semestre de 2017, está o jovem e talentoso ator, produtor, diretor e técnico Bernardo Lorga, pela iluminação do espetáculo “Festa de Aniversário”.

Indicado (2)

Bernardo Lorga estudou no Colégio Nossa Senhora das Dores e integrou o Grupo Teia, criado e dirigido por Maria Clara Wermelinger e foi aluno de Daniela Santi.

A escolha final dos vencedores, bem como a entrega do prêmio ocorrerá em 30 de janeiro, no Copacabana Palace.

Os apresentadores da noite serão Du Moscovis e Christiane Torloni e terá como grande homenageado deste ano, o ator Antônio Fagundes.

Reflexão

Jairo Nicolau, cientista político friburguense que ocupa espaço na coluna do mestre Ancelmo Góis, em O Globo, disse que está faltando partido na conta. “Quem olha a posição dos candidatos a presidente nas pesquisas eleitorais que foram publicadas recentemente esquece de um dado fundamental. Os partidos de centro-direita que controlam o Congresso ainda não entraram em campo. Somados, os partidos cujos nomes apareceram na última pesquisa do Datafolha têm cerca de 130 deputados, apenas 25% da Câmara. Somente Lula, em 2002, venceu as eleições presidenciais sem contar com o apoio expressivo da centro-direita parlamentar".

Encontro

Capitaneado pelo gentleman Ronaldo Lo-Bianco, ontem, 12, aconteceu o jantar de confraternização da Associação dos Ex-alunos do Colégio Nova Friburgo/Fundação Getúlio Vargas.

O encontro, no restaurante La Mole, em Ipanema, no Rio, reuniu amigos de longa data e o assunto, certamente, foi a participação da Associação nas comemorações do bicentenário de Nova Friburgo em 2018.

Foto da galeria
O ator, produtor, diretor e técnico Bernardo Lorga, indicado ao prêmio Cesgranrio de Teatro 2017
Publicidade
Agora Faz
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.