Leo Arturius

Cinema

Leo Arturius é cineasta e assina a coluna semanal analisando a 7ª arte e os filmes em cartaz em Nova Friburgo

14/10/2017

Atuar na adversidade

Atuar em filmes é um grande desafio, não apenas por se expor ao redor do mundo nos pôsteres, mas por fazer a escolha de abdicar da sua identidade para criar uma nova, mesmo sendo momentânea. O triunfo da atuação sobre a adversidade é definido pelo drama, e as nomeações do Oscar frequentemente vão para atores cujos personagens encontram vitória sobre aflições físicas ou mentais.

Leia mais
07/10/2017

Desafiar o status quo

O cinema proporciona a reflexão de nossa relação com o outro e conosco, de maneira que, através da valorização das produções culturais, especificamente o audiovisual e da utilização deste como meio legítimo de aprendizado, conseguimos elevar o estado de espírito a partir do mundo material ou imaterial que nos inspira.

Leia mais
30/09/2017

Um artista capaz de criar poesia com imagens muitas vezes surrealistas e perturbadores desde seu primeiro filme. Este é o cineasta, roteirista, produtor cinematográfico e ambientalista americano Darren Aronofsky. No último dia 21, estreou o seu sétimo filme, “Mãe!”, com estética gótica e a presença dos atores Jennifer Lawrence e Javier Bardem. A sua carreira está em total evolução que gera ansiedade por mais, a cada filme surpreende a todos pelas escolhas narrativas e estéticas, e suas obras merecem a nossa atenção.

Leia mais
23/09/2017

Vamos conversar hoje sobre o Emmy Awards 2017 que aconteceu no último dia 17, a premiação anual em que a Academia de Artes e Ciências Televisivas dos EUA elege as séries, minisséries e telefilmes que mais se destacaram dentro de suas categorias. As produções passam pelo único crivo de ter sido exibido em algum canal no solo americano para concorrer.

Leia mais
16/09/2017

O Brasil vive sob um novo caos político desde quando a Polícia Federal deflagrou a operação Lava Jato. A ação que começou com investigação a doleiros, chegou aos donos de empreiteiras e políticos de Brasília, descobriu grande esquema de corrupção envolvendo dinheiro público. Junto ao caos se busca heróis e vilões, e assim, se configurou uma linha tênue e perigosa denominada Nós e Eles, direita e esquerda, condenações atreladas a etapas de acusações e ódio invés de amor.

Leia mais
09/09/2017

O escritor americano Stephen King é amado pelo cinema e televisão. Foram mais de 400 publicações transformadas em diversos filmes e séries de TV. Alguns livros foram adaptados com menos de um ano de lançamento; fato comum nos dias de hoje, mas um grande feito na década de 70.

Leia mais
02/09/2017

Ser criança nos anos 80 era viver sem a vigilância obsessiva dos pais, talvez o conservadorismo, mas isso tornou a geração livre ou apenas num estilo de vida imprudente?

Leia mais
26/08/2017

Um anúncio nesta semana pegou todo mundo desprevenido: a Warner Brothers convidou Martin Scorsese (Taxi Driver) e Todd Phillips (Se Beber, Não Case!) para comandar um filme de origem do Coringa! Detalhe: um novo ator vai desempenhar o papel principal. Já foi declarado que o ator Jared Leto não reprisará seu papel de Esquadrão Suicida, mas continua encarregado do personagem em Esquadrão Suicida 2 e no filme planejado ao lado da Arlequina.

Leia mais
19/08/2017

O cinema brasileiro passou por turbulência ano passado, e tudo movido ao caos político em que o país viveu e ainda vive. O filme Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, com a atriz Sônia Braga, concorreu à palma de ouro no Festival de Cannes, e no dia da sua première a equipe, ao subir as escadas do tapete vermelho, abriu o smoking e mostrou ao mundo a imagem da presidenta Dilma e afirmou que o país estava sofrendo um golpe. Logo em seguida, o filme sofreu boicote de parte da mídia brasileira que apoiava o impeachment e políticos de Brasília.

Leia mais
12/08/2017

Os filmes do Batman nem sempre foram aclamados pela crítica e público. Em 1997, o diretor Joel Schumacher faz seu segundo filme do homem morcego, Batman & Robin, dessa vez com o ator George Clooney no papel de Bruce Wayne/Batman e Arnold Schwarzenegger como o vilão Sr. Frio.

Leia mais