14/07/2018

O ritmo, que nasceu com os negros americanos, é filho direto do blues do Mississipi. Esse som eletrizante, proibido para as mocinhas brancas, era tachado pela conservadora sociedade americana dos anos 50 como coisa do diabo e que devia, a todo custo, ser evitado.

Nos primórdios, Fats Domino, já em 1949, vendia mais de 1 milhão de cópias do primeiro single The Fat Man, Chucky Berry alucinava as platéias com seus solos de guitarra e Little Richard era o responsável por sucessos como Tutti Frutti e Long Tall Sally. Mas esse era apenas o começo.

Leia mais
12/07/2018

Luz gratuita

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira, 10, a gratuidade de energia para famílias de baixa renda com o consumo mensal de até 70 quilowatts-hora por mês. A medida foi aprovada por meio de emenda ao texto do projeto de lei que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras na Região Norte do país.

******

Leia mais
11/07/2018

Menos contratações

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) registrou queda em junho pela quarta vez seguida e sinaliza menor ritmo de contratação à frente diante da atividade econômica mais fraca no primeiro

semestre, segundo apurou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O indicador, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, recuou 5,6 pontos e chegou a 95,5 pontos em junho, voltando ao patamar próximo ao de janeiro de 2017, quando estava em 95,6 pontos.

******

Leia mais
10/07/2018

Saques do PIS/Pasep

Trabalhadores de todas as idades poderão sacar os rendimentos do PIS/Pasep a partir de 14 de agosto, inclusive os cotistas que não fizeram o saque do benefício até junho. A informação foi divulgada pelo Ministério do Planejamento.

******

O saque anual das cotas é resultado dos créditos depositados pelos empregadores nas contas dos empregados entre 1971 e 1988. Originalmente, o saque era autorizado para pessoas com, no mínimo, 70 anos. Mas, desde 2017, o governo federal autorizou o saque a empregados de todas as idades

Leia mais
08/07/2018

Quando o homem deixou de ser nômade para se dedicar à agricultura, deu um importante passo para sua evolução. Isso aconteceu quando ele descobriu que  alguns grãos que cresciam soltos pela natureza podiam serplantados e  cultivados. Eram vários os tipos de grãos, entre eles, a aveia, a cevada, o sorvo e, claro, o trigo. Naquela época os grãos não eramiguais aos que a gente  encontra hoje, eram o que chamamos de “grãos selvagens” que, ao longo dos  séculos, foram se modificando.

Leia mais
06/07/2018

Descrença aumenta

A confiança do consumidor em junho foi a pior em dois anos, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) registrou queda de 3,8% na passagem de maio para junho, atingindo 98,3 pontos.

****

A queda de junho é a maior em dois anos, desde abril de 2016, quando o Inec ficou em 97,5 pontos. A média histórica do indicador é 107,8 pontos. Quanto maior o índice, mais otimistas estão os consumidores. O ápice do Inec ocorreu em outubro de 2010, quando alcançou 120,7 pontos.

Leia mais
05/07/2018

Indústria cai

A produção industrial brasileira caiu 10,9% em maio deste ano, na comparação com abril. Foi a maior queda do indicador desde dezembro de 2008, com recuo de 11,2%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda foi motivada principalmente pela paralisação dos caminhoneiros no final de maio, que afetou o processo de produção em várias unidades industriais do país.

*****

Leia mais
04/07/2018

Índice de preços ao produtor

Os preços das indústrias extrativas e de transformação (indústria em geral) fecharam o mês de maio com alta de 2,33%, um crescimento de 0,75 ponto percentual em relação aos 1,58% registrados em abril. O resultado de maio foi o segundo maior da série iniciada em janeiro de 2014.

*****

Leia mais
30/06/2018

Linha do Tempo

“O homem superior distingue-se do homem inferior pela intrepidez e desafio à infelicidade”. Friedrich Nietzsche

Tempo de desafios  

Leia mais
29/06/2018

ICMS do diesel

Doze estados e o Distrito Federal reduziram o valor médio de referência para o cálculo do ICMS incidente sobre o diesel vendido nos postos, em meio a esforços para concluir o corte de preço prometido pelo governo para encerrar a greve de caminhoneiros em maio. Entre os estados estão Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Empresas devedoras

Leia mais