A natureza, as flores, as plantas de Nova Friburgo, as atrações da Primavera

Em Vargem Alta, tudo isso pode ser apreciado e consumido por moradores e turistas
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
por Ana Borges* (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Diogo Busnardo)
(Fotos: Diogo Busnardo)

Nova Friburgo é um belo e atraente destino para o turista que foge das altas temporadas que ocorrem no verão e inverno. E a primavera, que chega na quinta-feira, dia 22, é a principal atração do 7º distrito de São Pedro da Serra — Vargem Alta. O Estado do Rio é o segundo polo de cultivo de flores de corte do país, atrás apenas de Holambra (SP). E Nova Friburgo é um dos produtores mais importantes desse setor.

Com paisagens deslumbrantes, atendimento acolhedor e gastronomia típica da roça, Vargem Alta oferece dois pontos turísticos, com estufas de flores e vasinhos de suculentas, fazendinhas, parques e um restaurante, entre outros atrativos que valem a ida até lá para conhecer e respirar a atmosfera local. Nas redes sociais, turistas comentam: “A comida é simples, caseira e com sabores diferentes da que estamos acostumados”. “Pratos deliciosamente típicos do interior”. E por aí vai.

Para saber mais sobre esses dois paraísos turísticos de Friburgo, entrevistamos Walaf Heckert, da Fazenda Flores Naturais — Heckert, e Luana Terra, da Fazenda Ther Flores, que falaram de seus empreendimentos, da ligação com a terra e o que ela oferece.

Por Luana Terra

“Foi meu pai, Fernando Terra, que teve a ideia, há uns sete ou oito anos, de abrir nosso sítio — que tem 25 alqueires — para receber as pessoas que quisessem conhecer nosso trabalho, nossas plantas e flores. Ele nem estava pensando em turismo, só queria mesmo mostrar como é o cultivo de flores, as diferenças, os nomes, nesse negócio que é tão diverso. Mas como isso funcionaria, como atrair pessoas para um lugar tão afastado da cidade? Teve gente que até achava a ideia boa ou engraçada, mas desconfiava se poderia dar certo. Mas meu pai acreditava, dizia que as pessoas se encantariam pelo lugar, e como ele, até gostariam de viver aqui. Achava que alguns até acabariam se mudando pra cá. 

Ele tava tão convencido disso, que começamos a pensar numa forma de transformar esse sítio nesse espaço que meu pai idealizava. Daí ele restaurou uma casa antiga, fez canteiros, gramados, colocou plantas na beira da estrada, ficou bonito, e deu o nome da nossa rua, que é Estrada das Flores. Hoje divulgamos o sítio no Facebook, no Instagram e também através das pessoas que vêm, fotografam e postam o passeio nas próprias redes sociais. Todo esse movimento também nos despertou para a importância do nosso trabalho, de agricultor, de produtor de flores, ser conhecido e principalmente respeitado. É preciso pensar nisso também.

Entre as flores que plantamos, o destaque são as hortênsias. Temos bosques, trilhas nas matas para as pessoas caminharem, uma mini-pracinha, restaurante, de tudo um pouquinho. Na fazendinha tem uns bichinhos como coelhos, que as crianças curtem alimentar com as folhagens que a gente oferece. Para chegar aqui, a pessoa pode consultar no Google a nossa localização e conferir a rota. Na entrada de Vargem Alta tem uma pousada para quem quiser passar um fim de semana ou mais dias, além de um hotel-fazenda que a gente também indica.

Com a pandemia, a venda e visitação parou completamente. Então tivemos que pensar em outras maneiras de continuar produzindo. Daí escolhi as suculentas, que são plantadas em vasinhos e tem uma variedade enorme. Comecei com uma estufa pequena, que hoje tem 25 metros, ao lado do restaurante. Depois do almoço, os turistas visitam a estufa e acabam levando vasinhos como lembrancinhas. Também vendemos no atacado, para o Cadeg (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara — atual Mercado Municipal do Rio). 

A vantagem de trabalhar com esse tipo de planta, é que no caso de não vender, não tem problema, porque elas não murcham, continuam crescendo e posso vender em qualquer tempo. Não há perda, diferente da floricultura de corte. Inclusive, a demora em vender a suculenta acaba até valorizando mais. Agora, quanto ao investimento, só aumentou porque o plástico ficou mais caro, mas mesmo assim vale a pena. Até para quem tem um quintalzinho em casa, se quiser começar um negócio com as suculentas, consegue. É um tipo de produção fácil de cuidar, acessível, com uma variedade enorme de cores e formas, algumas até bem raras.”

Serviço

Ther Flores

Instagram: @therflores

WhatsApp: (22) 99215 5233 / 99284 1345

Por Walaf Heckert

“Aderimos ao turismo há uns quatro anos. Um amigo nosso teve a ideia de chamar algumas pessoas para conhecerem o lugar, que vinham espaçadamente, às vezes num dia da semana, outras em grupo a cada mês, começando assim, bem aos poucos, até pra gente ter uma noção de como seria, como funcionaria e o que teríamos que fazer para ir conhecendo o setor. Afinal, era um negócio bem diferente do nosso que é floricultura, unir o cultivo de flores com turismo. À medida que as visitações foram aumentando, junto com a venda de flores, fomos adaptando o local para receber melhor e oferecer mais opções de lazer, enfim consolidar uma etapa importante desse novo caminho. 

Como a flor é um produto de curta duração, muito sensível, passamos a cultivar suculentas e cactus em vasos de plantas, fazendo arranjos com pedrinhas coloridas, em vidros também. Percebemos que as pessoas queriam lembranças que fossem mais resistentes. Começamos montando pequenas estufas, vendendo vasinhos a R$ 2, e assim o negócio foi prosperando. Essa iniciativa foi uma questão de necessidade mesmo, para atravessar momentos de crise. Aqui vendemos a varejo, e no atacado o principal mercado de flores de corte é principalmente para a região dos Lagos. Destas, cerca de 80 a 90% é para fora de Friburgo, também para o Cadeg. 

Quanto ao turismo, o funcionamento do horto tem horários definidos, como no comércio em geral. A visitação ao nosso Circuito das Flores, é feita por agendamento, geralmente aos sábados e domingos. Às vezes abrimos para trabalhos fotográficos, de lojas, coleções e ensaios de moda, entre outros, como lançamentos ligados à primavera. Esses agendamentos podem ser feitos através do Instagram e do WhatsApp. O turismo nos trouxe principalmente visibilidade, que antes a gente nem se dava conta da importância desse setor. E também a noção do quanto precisamos marcar presença fora da nossa região, valorizar a nossa profissão, que é trabalhar com a terra, cuidar dela. 

É comum eu ouvir dos moradores de Friburgo, que nunca tinham vindo aqui, que nem conheciam esse setor e a importância da floricultura para a economia de sua própria cidade. No entanto, recebemos excursões do Rio e de outras cidades, tanto próximas quanto mais distantes. Essa visibilidade vai se multiplicando e gerando mais oportunidades para todos nós, empregando mais gente. Com essa expansão vem um pacote de coisas boas que beneficia toda a comunidade. 

Agora, para viabilizar mais e melhor esse tipo de turismo, tão importante em qualquer lugar, seria interessante ter mais lojas por aqui, como uma padaria, um barzinho, outro restaurante, porque uma coisa reforça a outra, torna o lugar ainda mais legal para passeios, e diversidade de negócios.”

Serviço

Instagram: @heckertflores

Site: www.fazendadasflores.com.br

WhatsApp: (22) 99239 6488

(*Colaborou Diogo Busnardo Mattos)

 

LEIA MAIS

"O rádio fideliza e o networking que você cria em sua trajetória de vida também"

"O rádio proporciona riquezas e vivências que nenhum dinheiro ou bem material pode comprar"

"Também pus os pés na Rádio Friburgo. Com 8 anos, participava de um programa aos sábados"

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: caderno z