Nas ondas mágicas do imortal radinho

"O rádio proporciona riquezas e vivências que nenhum dinheiro ou bem material pode comprar"
sexta-feira, 23 de setembro de 2022
por Vinicius Gastin
Vinicius Gastin (Foto: Henrique Pinheiro)
Vinicius Gastin (Foto: Henrique Pinheiro)

Eu sempre ouvi falar, e mesmo ouvindo, durante a infância e a adolescência, não tinha dimensão do que realmente é a magia do rádio. Ouvinte de nomes como Pedro Osmar, Sergio Ferraz, Ernani Huguenin e Fernando Bonan, eu fiz a opção pelo jornalismo sem sequer imaginar a possibilidade de trabalhar numa emissora de rádio. Contudo, ainda nos meus primeiros passos na faculdade, nos laboratórios e aulas, foi “amor à primeira fala”.

Foi quando, em 2010, um dos mais longevos e tradicionais programas do interior do Estado anunciou a intenção de retomar o quadro de esportes. Soube por terceiros, mas ainda me encaminhando apenas para o segundo período da universidade, não me senti seguro para tentar preencher a vaga. Meu tio, Professor José Tadeu, foi um dos convidados por Pedro Osmar para assumir a função. Na impossibilidade do compromisso, indicou meu nome. Da primeira conversa com Pedro até a participação inicial, já no dia seguinte, aquele jovem, então com 20 anos, começou a construir a trajetória no rádio.

Apaixonado por esporte, ainda mantenho o quadro até os dias atuais, de segunda a sexta-feira, dentro do Show do Pedro Osmar. E foi ele quem me abriu inúmeras portas, como a própria oportunidade de assumir a coluna de esportes do jornal A VOZ DA SERRA, além da chance de produzir e apresentar um programa esportivo em uma emissora de televisão local.

A partir de 2014, o rádio e a então Nova Friburgo AM, atualmente Friburgo FM, passaram a ser parte da minha vida de fato. Após apresentar um programa semanal na emissora, aos sábados pela manhã, por dois anos, apareceu a chance de assumir a chefia de jornalismo da rádio. Mesmo com a natural insegurança para um ainda jovem estudante, com 24 anos de idade, aceitei o desafio. 

E ainda ganhei de presente o Sintonia Maior, programa vespertino diário, envolvendo música, entretenimento e outras características que fazem o ouvinte — e também nos fazem — viajar por um mundo mágico. Porém, verdadeiro no sentido da responsabilidade que o jornalismo e a comunicação nos exigem.

Há pouco mais de oito anos como editor-chefe de jornalismo, apresentador de programa diário e, há 12, vivendo diariamente a magia deste poderoso instrumento, pude contribuir com a adaptação do radiojornalismo tradicional à modernidade. Criamos o Repórter Friburguense de hora em hora, sem deixar de lado a robusta edição das 11h, há mais de 70 anos no ar. Trabalho ao lado daqueles que sempre admirei, e a cada dia consigo aprender um pouco mais. São diversas coberturas de eventos marcantes, à exemplo de eleições e apurações de carnaval. Inserimos novas tecnologias, como transmissões ao vivo nas redes sociais e aplicativo. Mas sem perder o foco no que realmente importa: o ouvinte. E cada vez mais tentamos trazê-lo para participar, contribuir e fazer a programação conosco. 

O fato é que o rádio proporciona riquezas e vivências que nenhum dinheiro ou bem material pode comprar. A interação imediata com o nosso público, o carinho das pessoas e as amizades consolidadas através dos microfones fazem valer a pena todo o nosso trabalho. É o combustível diário para tentar fazer cada vez melhor e seguir, dia a dia, proporcionando e viajando nas ondas mágicas e poderosas do imortal radinho…

LEIA MAIS

"O rádio fideliza e o networking que você cria em sua trajetória de vida também"

"Também pus os pés na Rádio Friburgo. Com 8 anos, participava de um programa aos sábados"

MCom encerrou consulta pública sobre PL que visa oficializar data comemorativa em 25 de setembro

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: rádio | caderno z