A VOZ DA SERRA é uma viagem imperdível!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 19 de julho de 2022

Nossa plataforma de embarque, o Caderno Z, que no último fim de semana veio acoplado ao primeiro caderno, nos levou para as férias escolares e quem nos guiou nesta incrível jornada foi Christiane Coelho. E lá vamos nós com a mochila literária e o cantil cheio de letras para registrar o passo a passo dos roteiros. Se a falta de dinheiro for “o principal motivo para não viajar”, a dica da Chris foi “conhecer ou revisitar cidades próximas a Nova Friburgo”. Eu, por exemplo, vou primeiro a Rio das Ostras, pois, a última vez em que estive lá, o lugarejo era distrito de Casimiro de Abreu. Vou direto ao azul da Praia Virgem, “destino perfeito para aqueles que desejam se isolar do mundo e descansar”. Na sequência, sigo para Cabo Frio, onde vou chutar as águas dos 7,5 quilômetros de extensão da Praia do Forte. Serei forte o bastante para tamanha aventura e depois me refaço no Polo Gastronômico da Passagem.

Continuando com Chris, dou uma esticada até Armação de Búzios, sem perder a oportunidade de me fotografar ao lado de Brigitte Bardot, claro, da estátua erguida em sua homenagem, onde, uma vez, a atriz passou férias com seu namorado brasileiro. Que mídia, minha gente! No passeio, incluo a Rua das Pedras, de apenas 600 metros, mas repleta de atrações. Nada de cansaços, pois já estou em Maricá onde, além das praias, visitarei a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, construída em 1815, em estilo barroco e rococó. Eu amo igrejas antigas! Depois de toda essa deliciosa maratona, encerro o roteiro no Rio de Janeiro. Copacabana, praias, prédios antigos, passado, presente e o Museu do Amanhã. Também quero me fotografar ao lado de Carlos Drummond de Andrade, conhecer o Porto Maravilha e as maravilhas da Cidade Maravilhosa! Ah, como eu sou grata por ter feito essa viagem linda com Chris Coelho!

Coisas das quais desfrutamos hoje, sem que nos perguntemos como foi que elas aconteceram, muitas renderam pano pra manga. Em “Há 50 anos”, a pavimentação da estrada Friburgo-Teresópolis sofreu até anulação da concorrência, perdendo o “caráter prioritário”. Ainda bem que a obra foi feita e a estrada está aí, ligando cidades, aproximando pessoas e alavancando o progresso da região e do Estado do Rio.

Não é Carnaval, mas “as águas de Nova Friburgo vão rolar” com tantas atrações imperdíveis que abrangem a programação dos espetáculos para tornar o inverno mais aconchegante. A Usina Cultural Energisa tem atrações variadas e o Festival Sesc de Inverno, em sua 20ª edição, esbanja apresentações diversificadas em muitas linguagens.

Adriana Oliveira entrevistou o cardiologista Gustavo Barbirato que nos alertou sobre os perigos do frio para o coração. Todo cuidado pode ser pouco para evitar infartos e AVC. “Frio, alta ingestão de álcool e choques térmicos agravam as doenças cardiovasculares...”. Se cuidar do coração é bom, outro cuidado importante é a responsabilidade com a natureza. 17 de julho é o Dia de Proteção às Florestas. Com as secas do inverno, tememos os incêndios. Toda queimada é fogo para a natureza!

Em “Sociais”, muitos festejos. O casamento de Anthony George e Sônia Ventura, com votos de mil venturas para o casal. No dia 13, o 1º aninho da Liz, a fofurinha, filha de Renan Falcão e Angélica Oliveira. O ilustre e carismático doutor Antônio Baptista Filho, sempre destacado na vida friburguense, que aniversariou no último sábado, 16. Na mesma data, a queridíssima Carminha Basílio passou para um novo ciclo de existência. E vivas para Cora Ventura que aniversariou no último dia 9. Minha querida Cora, que tive o prazer de ter como “aluna” no Curso de Atualização Cultural.

Uma professora não morre. Lucy Quintanilha de Moraes, a doce Tia Lucy vive agora em outros educandários celestes, entre as estrelas, entre os anjos e a corte mais elevada dos iluminados. Ela vive na saudade que imprimiu em nossos corações. Educadora de tantos que passaram por seu carinho e dedicação, Lucy Quintanilha agora brilha nos planos da eternidade. Do álbum de família, sua foto, estampada no jornal, é um aceno de quem foi para um lugar bonito, vislumbrar as moradas do infinito...

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.