A VOZ DA SERRA é o motivador das nossas emoções!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

             Por um momento, fiquei em dúvida se faria ou não a viagem do último fim de semana carnavalesco. E qual seria a razão de eu não embarcar na plataforma do Caderno Z, se viajar em A VOZ DA SERRA é um dos meus prazeres? Houve apenas uma mudança no roteiro, pois, desembarcamos nesta quinta-feira, 15, já esbarrando no penúltimo fim de semana de fevereiro. As dicas do “Z” para uma fantasia servem para os festejos no ano inteiro. Há sempre uma festa temática esperando por nós. Assim, nada de sofisticação: “fantasias criativas e baratas, priorizando materiais de baixo custo ou reciclados”.

            As dicas de alimentação, da mesma forma, são úteis para o dia a dia, afinal, no bloco dos desafios somos autores dos mais variados enredos, dançando conforme o ritmo das nossas expectativas. Por isso mesmo, “nada de exageros que possam  comprometer a saúde”. Uma boa hidratação com saladas leves, sucos, água de coco, carnes brancas, chás, sem abusar, é claro, dos refrigerantes e bebidas alcoólicas.  A segurança das crianças também é motivo de preocupações, muito além do período das festas de Momo.  O simples passeio numa festa de rua requer cuidados. Tanto que é importante uma pulseira no braço dos pequenos com identificação e telefone para contato. Jamais deixe a criança com pessoa que não seja de extrema confiança.  

            Há outro elemento que é parte inseparável na vida dos seres humanos, ou seja, o celular. O nosso calendário é cheio de datas comemorativas que juntam multidões nas ruas e praças. O celular, que é alvo dos “espertalhões”, merece um compêndio de recomendações quanto à sua segurança. O ideal é que se mantenha o aparelho em bolsas do tipo pochetes, presas ao corpo. A internet dispõe de dicas para proteger seus dados por intermédio do aplicativo Celular Seguro. Celular no bolso é alvo de cobiças.

            Agora é cultural consumir bebidas em garrafas ou latinhas. Virou moda, não apenas no carnaval, mas em qualquer evento de rua. Contudo, um exemplo de risco para a saúde é comprar a bebida em ambulantes. É preciso verificar se a caixa de isopor está limpa, sem rachaduras e se há higiene na prestação do serviço.

            O Cão Sentado, na charge de Silvério, se vestiu a caráter para os dias de folia, mas a sua vestimenta também está pronta para qualquer evento em Nova Friburgo, a Suíça Brasileira, a cidade brasileira de todos os povos. Falando nisso, em “Há 50 Anos”, a coluna destacava a vinda à Nova Friburgo da cantora Eliana Pittman, programada para uma apresentação no Cine Marabá, em 16 de fevereiro de 1974.  Elogiada, então, como uma das poucas cantoras brasileiras de categoria internacional, a artista era cogitada para ser a divulgadora “dos festejos do sesquicentenário da colonização alemã”, com vistas de celebrações durante todo o ano de 1974. E agora são 200 anos! Olha isso, Edmilson Schineider, você nem era nascido e agora está de corpo e alma no bicentenário. Que bela missão!

            Wanderson Nogueira sente saudade de um carnaval: “Ainda que eu sambe com outro mestre-sala, ainda que finja não tropeçar nas escadas do mesmo prédio que moro, minha bandeira segue sendo a da saudade desse amor de carnaval...”.

O carnaval é sempre uma festa de saudades; da infância, dos pais, das fantasias, dos confetes, das serpentinas, dos amores... Mas, haverá alguém que diga não gostar de carnaval? Se existe essa pessoa, eu faço perguntas: você nunca se encantou com o ritmo estonteante de uma bateria de escola de samba? Alguma vez prestou atenção na letra de um samba-enredo e o quanto ela pode lhe trazer conhecimentos? Percebeu que é possível misturar ritmos e combinar violinos, violões e sanfonas na harmonia de um samba? Observou o capricho das fantasias, dos carros alegóricos e adereços? Pensou nas pessoas que trabalham para que a sua agremiação se apresente impecável na avenida? Pelo menos viu a alegria das crianças espalhando confetes pelas ruas? Se coisa alguma você viu de bom na criatividade do carnaval, eu desafio o seu desinteresse: você não gosta nem do feriadão que o carnaval proporciona?

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.