Que tipo de educação você quer para si e seus filhos?

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

O Dicionário Aurélio diz que educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social.”

Uma visão cristã bíblica da educação mostra que ela deve fornecer ao estudante informações e práticas que conduza à mais alta capacidade possível para sermos úteis e realizar um bom trabalho que auxilie a humanidade como um todo. Porém, a educação cristã não visa apenas o bom preparo para essa vida. Ela também não tem como finalidade última e exclusiva passar informações acadêmicas, mas principalmente ajudar na formação de um bom caráter.

A grosso modo existem dois modelos básicos genéricos de educação, pelo menos no mundo ocidental. O sistema educacional, vamos chamá-lo de capitalista, materialista, de direita ou de esquerda, é centralizador, exalta o ser humano, suas ideias e suas maneiras, estuda muito humanidades, localizado em cidades, almeja um diploma, a meta é ter trabalho para ganhar dinheiro a fim de obter riquezas materiais e viver consumindo, prepara a mente para competição, ensina o estudante para que possa entrar no sistema capitalista de vida (sua felicidade depende do quanto você tem), ensina obediência aos achados da ciência ou liberdade dentro dos padrões mundanos, educa para a pessoa ter controle da própria vontade e vida conforme o eu, ensina a ter uma vida complexa, artificial, estressante, agitada, competitiva, não compartilhando, e com a visão de que essa vida é um fim em si mesma.

Por outro lado, o sistema educacional cristão bíblico exalta o Deus Criador e Suas obras, estuda fisiologia entre outras disciplinas para favorecer a adoção de um bom estilo de vida quanto à saúde, localizado em meio à Natureza, não obrigatório diploma dependendo da área que a pessoa quer servir, muitos se tornam missionários (com uma missão de base cristã), buscam ter o básico para viver vida simples e confortável, prepara o corpo-mente-espírito para servir a humanidade buscando aliviar os sofrimentos das pessoas, ensina obediência à vontade de Deus como expressa na Bíblia, educa para a entrega da vontade e da vida a Deus, ensina uma vida simples, saudável, serena, sem competição, compartilhando, e entende que o fim dessa vida não é aqui, e, assim, oferece preparação para a eternidade.

As universidades Harvard e Yale foram fundadas por protestantes reformadores e por anos eram reconhecidas como escolas para formação de missionários cristãos. John Harvard foi um pastor congregacional calvinista inglês um dos primeiros benfeitores da Universidade Harvard. Posteriormente estas universidades foram securalizadas por professores que vieram de Oxford, Cambridge e outras universidades da Europa os quais introduziram princípios da educação secular em torno do ano 1824.

Você pode pensar: “Então não devo crescer nos estudos, não devo almejar atingir altos níveis de conhecimento?” Devemos estudar o máximo que pudermos para servir melhor à humanidade, mas com o pensamento de que essa vida não é um fim em si mesma. Estamos num caminho como peregrinos.

Fritjof Capra, professor de física quântica da Universidade de Berkeley, na Califórnia, nos Estados Unidos, escreveu: “Acredito que a visão de mundo sugerida pela física moderna seja incompatível com a nossa sociedade atual, a qual não reflete o harmonioso estado de inter-relacionamento que observamos na natureza. Para se alcançar tal estado de equilíbrio dinâmico, será necessária uma estrutura social e econômica radicalmente diferente: uma revolução cultural na verdadeira acepção da palavra. 

A sobrevivência de toda a nossa civilização pode depender de sermos ou não capazes de realizar tal mudança.” (F. Capra, “O Ponto de Mutação”, p. 14 e 15). E ele recomendava há anos atrás o consumo simples, consciência ecológica, preocupação com crescimento interior sem obsessão pelo crescimento econômico e tecnológico. (ver página 404 do mesmo livro). Estes são alguns princípios da educação cristã.

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.