O dia de ajustes de contas

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quarta-feira, 06 de março de 2024

Na vida existem perdas sem volta. Nem sempre há uma segunda chance. Às vezes nem a primeira. Nem sempre a alegria vem pela manhã, após uma noite de choro. Isso não significa que a justiça não existe ou que nos abandonou. Significa que ela foi adiada por alguma razão além de nossa compreensão humana.

Para as pessoas que têm chegado ao poder, a vida lhes tem dado chance de serem úteis, honestas e produtoras daquilo que beneficiaria a comunidade ou aos indivíduos que estão sob sua jurisdição de poder. Mas não são muitos investidos de poder que se interessam de fato pelo bem estar dos outros. Que perda! Mas lhes foram dadas amplas chances de fazer o bem. Depois, no juízo, que inevitavelmente todos precisarão passar, não terão desculpas.

Talvez a falta de reverência diante deste grande juízo que está às portas e que leva os que exercem poder na sociedade a negligenciarem sua (do juízo) importância, seja o fato de que a vida os permite seguir com suas atitudes maldosas e corruptas por enquanto. Por enquanto. A permissão é dada para que fique bem claro e transparente os motivos e as atitudes de cada um, para o bem ou para o mal. Cada um já se condena, ou não, no que faz. No tribunal final não terá impunidade.

Pensando em perdas na vida, imagine viver num país de regime totalitário comunista em que não existe liberdade de expressão, de culto, de ganhar seu pão diário. No dia das eleições nestes países o cidadão precisa ir às urnas e colocar seu voto para o único candidato ditador que quer se manter no poder, e deve fazer isso com um sorriso nos lábios, ainda que com a alma dilacerada pela injustiça crônica naquela nação, caso contrário será levado preso, para campo de trabalho forçado, separado da família ou até executado.

Na vida existem perdas sem volta. Alguns ditadores seguirão com suas crueldades para com o povo, enquanto viajam nos jatos confortáveis e se banqueteiam nos seus palácios, acumulando fortuna nos paraísos fiscais. A hipocrisia e a maldade ainda reinam bastante nesse mundo. Ainda.

Por que será que mega empresários têm comprado ilhas e gasto milhões de dólares nelas na construção de bunkers para seu refúgio? Por que mega empresas estão enxugando seu quadro de cooperadores aos milhares? Por que empresas fortes economicamente estão fechando as portas em alguns países, inclusive no Brasil? Que crise mundial eles estão esperando? O que eles sabem que o povo não sabe?

As coisas vão piorar em nome do “bem comum”, e de “você não vai ter nada, mas vai ser feliz”. Mas não desanime em busca da justiça, da verdade. Elas estão sendo massacradas e jogadas no lixo, mas vencerão ao final. Estas palavras podem parecer inocentes e ingênuas, mas expressam a realidade do fim, do juízo, no acerto de contas. O mal não vai avançando o tempo todo como ele quer. Tem uma hora em que a justiça diz: “Até aqui você vem, e não mais adiante.”

Mesmo assim, nessa existência, alguns têm perdas difíceis e sem volta. Estas situações geram perguntas de difícil resposta ou sem respostas. A solução é aceitar com humildade, sem revolta, e guardar no coração a esperança da justiça ser, finalmente, aplicada. E será.

Continuemos na prática do bem e ao seu tempo ele triunfará, mesmo que agora tudo mostre o contrário, criando sentimentos de desesperança. A solução não está na humanidade corrompida. Mas isso não quer dizer que devemos lutar pelas ideias da verdade e da justiça, por exemplo, escolhendo candidatos do bem em eleições, ou divulgando e protegendo o que é da verdade. Façamos isso, mesmo que nossas palavras e atitudes sejam distorcidas, porque serão e já estão sendo por aqueles que são inimigos da verdade e da justiça. Levante sua cabeça, aceite as perdas fora do seu controle, e aguarde com confiança o ajuste de contas final.

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.