Transporte Público

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Transporte Público
A crise no transporte público é muito grave e nacional. Portanto, é superficial acreditar em soluções mágicas ou em empresas gigantes para uma salvação, o que beira a ingenuidade, especialmente, no âmbito local. Como não somos uma ilha isolada do resto do mundo, exemplo fresco é a Invepar. O grupo - um dos maiores do país e que acumula dívida de R$ 2,5 bilhões - acaba de ser substituído por um consórcio árabe na operação do metrô da capital fluminense.

Números pessimistas
Só para constar: o número de passageiros transportados no metrô teve redução de 53% de 2019 para 2020, reflexo da redução da circulação de pessoas por conta da pandemia. Atualmente, portanto, são 356 mil passageiros dia, quase o dobro do total da população friburguense.

Tempo ao tempo
Na capital não há monopólio de empresa de ônibus. No entanto, o preço da passagem é o mesmo e a concorrência não muda em quase nada a vida do usuário. Em 2018, antes da pandemia, só na cidade do Rio, sete empresas de ônibus encerraram suas atividades. Na pandemia, mais nove fecharam as portas, resultando em 21 mil desempregos. O futuro do transporte público de Nova Friburgo será case de sucesso ou de fracasso? Só o tempo dirá!       

Biometria
Ainda descendo a serra, novidades para quem for fazer ponte aérea no Santos Dumont. Nesta semana, começou a operar em fase de testes, a primeira ponte aérea biométrica do mundo entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio. A tecnologia já é utilizada em outros aeroportos, mas será a primeira ponte aérea a usá-la de ponta a ponta.

Mais rapidez
A tecnologia usa reconhecimento facial para identificação do passageiro, dispensando a apresentação do cartão de embarque e de documentos pessoais. O objetivo é tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos. No check-in, passageiros terão a foto e os dados validados com as bases governamentais. Depois, o reconhecimento facial será usado para acesso do passageiro à sala de embarque. Por último, no portão, os passageiros passarão pelo último ponto de controle biométrico para o embarque na aeronave.

Caminho difícil
O Friburguense não teve muita sorte no sorteio que definiu seus caminhos de volta a uma competição nacional. O Tricolor da Serra só estreia na segunda fase da Copa Rio, competição mata-mata estadual que dá vaga na Copa do Brasil e Série D do Brasileiro. Pelo sorteio, o primeiro adversário do Frizão será o vencedor entre América e 7 de Abril.

Azar no sorteio
Caso se classifique para as quartas de final, o adversário será Americano ou Carapebus, cujo vencedor encara o Boavista na fase anterior. Ainda no caminho tricolor, rumo a uma eventual final estão, Bangu e Resende como favoritos. O sorteio, de fato, não favoreceu em nada o Friburguense que terá os confrontos mais tradicionais ao longo da sua jornada.  

Jogo sem público
Pela primeira vez na zona de classificação (vice-líder), o Friburguense recebe amanhã, 19, o Duque de Caxias, pela penúltima rodada do 1º turno. Isso mesmo, penúltima rodada. Competição curta é assim. Por conta da pandemia, o jogo será sem público. Caso vença, a classificação ficará muito próxima para as semifinais. O adversário, ainda que na penúltima colocação com três pontos, ainda não perdeu. Acumula três empates.

Classificação antecipada
Uma classificação antecipada pode ser garantida já nesta rodada. Para tanto, o Friburguense além de vencer tem que torcer para que o Americano não vença o Artsul, fora de casa e a Cabofriense não vença o Gonçalense, também fora de casa. Na última rodada, o Friburguense recebe o Artsul. Com esses resultados, ambas equipes decidiriam apenas o time que termina em primeiro no grupo.

Vantagem de empate nas semi
Terminar em primeiro no grupo dá vantagem enorme nas semifinais, disputada em jogo único: direito ao mando de campo e vantagem do empate. Essa decisão, no entanto, fica mesmo para a última rodada em confronto direto. Por isso, o melhor cenário para o Frizão é vencer o Duque de Caxias e torcer para que Artsul e Americano empatem. Assim, o Friburguense jogaria por empate na última rodada para garantir o primeiro lugar do grupo. 

Concurso de curtas
Foram prorrogadas, até o próximo dia 30, as inscrições para o “Concurso de Curtas” promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios. O tema das produções deve ter como principal roteiro “Os recursos hídricos e a sociedade”. Qualquer pessoa física ou jurídica pode se inscrever, gratuitamente.

Prêmios para os três primeiros
A data de divulgação dos vencedores foi adiada para 27 de julho. A premiação será do primeiro ao terceiro lugar: 1º) smartphone; 2º) notebook; 3º) tablet. A documentação e a produção deverão ser enviadas via Correios ou entregue em envelope fechado e identificado na sede do Comitê Rio Dois Rios, na Avenida Julius Arp, 85, no Paissandu.

Palavreando
“Somos sementes nascidas das mesmas raízes. Florescemos pelos mesmos propósitos. Ou entendemos isso ou não compreenderemos a nossa responsabilidade para com o mundo”. Confira o texto completo neste fim de semana no Caderno Z.

 

Foto da galeria
Lançada recentemente, é um sucesso a composição do sertanejo friburguense, João Noronha, “Nocaute Certo”. O clipe, gravado ao vivo no Haras Beija-Flor, em Conquista, está no YouTube, no canal do cantor. A música e outras de João Noronha estão também disponíveis nas plataformas musicais de streeming.
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.