A Academia Friburguense de Letras é uma instituição isenta de tendências religiosas, políticas e raciais

Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

segunda-feira, 04 de março de 2024

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro (Decradi) indiciou, no dia 29 de fevereiro, a presidente da Academia Friburguense de Letras, Maria Janaína Botelho Corrêa, pela prática de crime de intolerância religiosa e preconceito contra judeus. 

Neste momento, faz-se importante ressaltar que a Academia Friburguense de Letras não compactua com as postagens feitas pela acadêmica Maria Janaína Botelho Corrêa, redigidas por motivos exclusivamente pessoais e não institucionais. 

A AFL, a Casa de Salusse, estabelece em seu estatuto, artigo 2, que é uma instituição sem qualquer discriminação racial, política e religiosa, cujo objetivo é valorizar a língua e a literatura nacionais; promover a produção literária e sociocultural, bem como contribuir para a preservação de sua memória histórica.

Desde sua fundação, em 22 de junho de 1947, a Academia Friburguense de Letras é uma Casa que cuida da cultura literária da região de Nova Friburgo e manteve, desde sempre, o debate sobre questões relevantes da existência humana, ao acolher professores, escritores e artistas, além dos estudiosos das letras, teologia, história, filosofia, psicologia, dentre outras áreas do conhecimento.

Em 76 anos de existência, a AFL nunca parou de realizar atividades culturais, educativas e literárias, como palestras, lançamento de livros, oficinas literárias para alunos, professores e escritores, concursos literários e saraus. Seus membros multiplicam a presença da Casa de Salusse em atividades diversas, como a produção de textos para jornais revistas e sites, participação de eventos culturais de Nova Friburgo e de outras cidades. O ano de 2023 foi um tempo frutífero, pois além de ter recebido novos acadêmicos como membros, homenageou entidades expressivas da cidade, resgatou a Memória Política de Nova Friburgo, promoveu ciclos de palestras, concurso literário Infantojuvenil com alunos da Rede Municipal de Ensino, as Oficinas: Microcontos e Ler, Criar e Contar.

Evidencio, por fim, que a Academia Friburguense de Letras está isenta de qualquer postagem, pronunciamento ou declaração feita por um dos seus membros e que venham a ferir seus princípios.

Publicidade
TAGS:
Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.