Saturação

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Para pensar:

"Nossos hábitos pressupõem uma maneira de as coisas acontecerem, uma vaga coerência do mundo.”

Adolfo Bioy Casares

Para refletir:

“Se estivermos vigilantes, não passará um só dia sem que aconteça um milagre em nossas vidas.”

Rudolf Steiner

Saturação

Em diversas regiões do Brasil chegou-se a um ponto no qual as informações mais importantes em relação à pandemia de Covid-19 dizem respeito ao grau de saturação das redes pública e privada de saúde.

Em especial, o percentual de ocupação dos leitos de tratamento intensivo.

Convite

Assim, dando continuidade à parceria que estabelecemos em favor da transparência, a coluna convida a Secretaria Municipal de Saúde e os hospitais Serrano, São Lucas e Unimed a atualizarem esse quadro, para que possamos todos ter uma dimensão mais realista a respeito do tipo de postura que precisamos assumir.

Essas e outras informações de utilidade pública podem ser enviadas para o e-mail da coluna: massimo@avozdaserra.com.br .

Polo de moda

Desde o início do isolamento social a coluna tem defendido que a atividade econômica opere no máximo que lhe seja permitido, a partir dos limites estabelecidos pelos interesses da saúde pública.

Pois bem, no último dia 20, segunda-feira, o vereador Isaque Demani encaminhou ofício ao prefeito Renato Bravo solicitando algo que, se possível de ser aplicado na prática, segue nesta mesma linha de raciocínio.

Será possível?

Em essência, o parlamentar argumenta que os mesmos critérios de segurança estabelecidos para a produção de máscaras poderiam ser adotados para a produção habitual de peças nas confecções.

Mantidas as condições já existentes, é algo que parece razoável.

A se avaliar

A coluna evidentemente não tem condições de avaliar se seria possível conciliar as duas linhas de produção, atendendo à demanda por máscaras e também por peças de moda, sem alterar de maneira significativa o contingente em atividade, as horas trabalhadas e a rede de contatos.

Mas entende ser válido levantar a ideia a quem tem condições de fazer esse tipo de avaliação.

A propósito...

Estará aberta até a próxima segunda-feira, 27 a chamada pública 005/2020, para confecção de máscaras de barreira em tecido para distribuição gratuita à população de Nova Friburgo.

As inscrições foram abertas hoje, 24.

Mais informações a esse respeito podem ser obtidas através da página http://novafriburgo.rj.gov.br/licitacaoView/?id=85 e também em reportagem na página 3 desta edição.

Repúdio

Ninguém é obrigado a acompanhar ou seguir qualquer veículo de comunicação, em qualquer das mídias disponíveis.

Somos livres para trocar de canal, desligar a TV ou o rádio, não acessar a página, não comprar o jornal ou a revista.

Da mesma forma, contudo, é inadmissível que a opção pessoal por abraçar “verdades” convenientes, que nada mais é do que viver em negação, se manifeste através de ameaças e impedimentos ao fazer jornalístico.

Solidariedade

Nesse sentido a coluna se solidariza com a repórter Julia Corson e a InterTV pelos covardes ataques sofridos em razão do exercício da profissão.

O ataque à imprensa, sobretudo nas condições em que têm se dado, é, de fato, um ataque ao direito à informação, similar ao que se observa em relação à comunidade científica, aos órgãos de pesquisa e estatística, e qualquer instituição capaz de fornecer referências de realidade, limitando o alcance de narrativas propagandistas.

Não se pode, jamais, naturalizar ou aceitar esse tipo de comportamento.

A coluna espera que os responsáveis respondam por seus atos.

Cenas friburguenses

Temos todos exaltado, com muita justiça, a atuação corajosa dos profissionais de saúde neste momento de crise.

Mas é claro que eles não são os únicos que não pararam, ainda que certamente sejam aqueles que estão mais expostos a riscos.

Assim, em reconhecimento a todos os profissionais que têm tornado possível o distanciamento, a coluna publica esta bela imagem clicada pela generosa Regina Lo Bianco.

Se algum leitor souber informar o nome do varredor fotografado, a coluna agradece desde já.

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.