Professores recebem salário com um mês de atraso

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

domingo, 21 de agosto de 2022

Edição de 19 e 20 de agosto de 1972

Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes

Professorado receberá com um mês de atraso - Em conformidade com a tabela elaborada e publicada, o funcionalismo estadual terá seu pagamento simultâneo - capital e interior - o que representa um princípio de organização que não estava acontecendo motivando assim, reclamações procedentes. Se por um lado a coisa melhorou, por outro ficou muitíssimo pior, já que certas classes do pessoal receberão com atraso grande, chegando até a um mês. O professorado, por exemplo, terá três fases de receber vencimento: nos dias 24, 25 e 28, quando os mesmos dias forem úteis. Parece mentira, mas é verdade. Um mês de atraso! 

Dr. Dermeval Barbosa Moreira não será candidato a vice-prefeito - Conforme antecipamos, o dr. Dermeval Barbosa Moreira não será candidato a vice-prefeito pelo MDB friburguense, tendo declarado preferir continuar a não postular cargo eletivo. A figura humana focalizada, verdadeiramente “fora de série”, que é um médico dos mais queridos e acatados, o dia que resolver concorrer a qualquer função pública em nossa terra, não encontrará quem tenha coragem de competir. Todos podem ser vice do dr. Dermeval, enquanto ele não deve ser vice de ninguém.

Padilha termina e inaugura mais 33 escolas este ano - Dentro da política de desenvolvimento do setor educacional do estado, uma de suas metas prioritárias, o governador do Rio de Janeiro, Raymundo Padilha, concluiu mais 33 escolas, com o total de 126 salas de aula, em diversos municípios fluminenses, sendo quatro delas em Friburgo. As 33 novas escolas fazem parte de um conjunto de mil unidades que serão inauguradas pelo governador até o final de 1972. 

Moral com novo presidente - Por via do ato 230, o prefeito friburguense, Feliciano Costa, concedeu a demissão solicitada pelo presidente do Mobral, professor Messias de Moraes Teixeira, que assim, tem condições legais para participar do pleito de 15 de novembro vindouro, postulando cargo eletivo. Por ato de número imediatamente seguinte, a mesma autoridade nomeou o bacharel em Direito e professor, João Carlos Cortes Teixeira, para as funções acima aludidas. Com a posse do dr. João Carlos, ficou o mesmo impedido de concorrer à vereança municipal, conforme era propalado, fato que sem dúvida resultará na perda de boa quantidade de legendas na chapa arenista. 

Pílulas

Foi, realmente, exagerada a pretensão, ainda que não passasse somente de desejo, que o dr. Dermeval viesse a ser vice… Afinal, o gabarito eleitoral do grande médico e respeitabilíssima figura humana que o povo friburguense adora, não iria “naquelas”, nem com telegramas, choros, velas, etc. Há gente que faz muito pouco da acuidade dos outros. 

Não entendemos. Não é para ninguém entender a nomeação do professor João Carlos Teixeira para a presidência do Mobral, já que a incompatibilização do jovem para concorrer na chapa de vereadores da Arena, deixou de somar, uma boa porção de votos para o partido, justamente numa área que precisa ser cuidadosamente trabalhada, melhor dizendo, captada. 

Todos os atos, todos os passos agora mais que nunca, por parte das lideranças político-partidárias, precisam ser medidos, bem centimetrados, pois, as bobeiras somam em favor do adversário, inapelavelmente. Qualquer topada é perigosíssima, assim como que se as chefias estivessem na beirinha do abismo, quem bobear, estará engolido pelos acontecimentos. 

Foram mais que confirmados os nossos prognósticos sobre candidaturas à sucessão Feliciano Costa. Os que garantimos que iriam concorrer, concorrerão. As candidaturas que classificamos de “bafo de insofridos políticos” realmente não passaram disso e de inconsequências de inconsequentes. 

E mais…

Ambulância VW para combate ao câncer… 

Fogo simbólico: pira será acesa no dia 22 às 18h…

Arena vai homologar Ariosto Bento de Mello para candidato a prefeito… 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Messias de Moraes Teixeira, Olga Maria e José Luiz Longo (19); Aloysio Martins Yaggi (20); Carolina Polo de Castro Nunes, Ricardo Ventura El-Jaick e Geraldo Pinheiro (21); Paulo Souza Cordeiro e Verônica Vilaça (22); Virgínia Lúcia Lima, Rosa Ramos Bussinger, Maria Enir Batista da Silva, Ronaldo Rangel Ventura e Benício Araripe (23); Mariana Villa de Moura (24); Jacyra de Castro Nunes, Eduardo Marcelo Motta e Maria Beatriz Cordeiro (26).

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.