Festejos de Maio - onde estão?

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 13 de maio de 2023
Foto de capa

Edição de 12 e 13 de maio de 1973

Pesquisado por Nathalia Rebello (*)

Festejos de Maio - onde estão?

Manchetes

Festejos de Maio - onde estão? - Não se divulgou - pelo menos não recebemos  - uma programação para os festejos de maio para comemorar a data de fundação de Friburgo (dia 16). Quer nos parecer que não existe programa porque não existe festejo. Diferentemente do que está ocorrendo agora, no ano passado, sob a administração de Feliciano Costa, tivemos um mês inteiro de festividades, do esporte às artes, em torneios de futebol, damas, malhas, exposições, cinema para o povo, apresentação de teatro profissional, festival de cantos corais, apresentação de diversas peças do teatro amador friburguense, serestas, gincanas e tudo o mais, culminando com um histórico “show” de artistas populares que reuniu na praça cerca de 20 mil pessoas.

Domésticas: Pagamento de contribuições - Já em funcionamento o sistema de recolhimento de contribuições do INPS para as domésticas. É simples e prático o recolhimento; basta apenas que a interessada procure qualquer agência bancária, munida de sua carteira profissional e retire um carnê, o qual será quitado mensalmente na mesma agência bancária. Não há necessidade de preenchimento de guias de recolhimento.

Doutores em salário-mínimo - Fontes do Palácio Barão de Nova Friburgo divulgaram que o estardalhaço da imprensa denunciando a perseguição política instituída pela atual administração municipal, era apenas uma cortina de fumaça para encobrir a intenção dos referidos órgãos, que era o de defender os médicos, advogados e outros profissionais liberais, dispensados porque estavam fazendo da PMNF uma “boca”, nada querendo com o trabalho. As mesmas fontes declaram que a maioria dos demitidos eram  “marajás”. Pois bem. Na semana passada mais uma fornada de servidores foi demitida pelo prefeito. Certamente são doutores formados na escola do sacrifício, na faculdade do salário mínimo. E é por isso que, com razão, as fontes palacianas continuam a afirmar ser de doutores a maioria dos despedidos. Doutores sim, “doutores” de salário-minimo…

Nelson Kemp: assessor do governador - Num ato que repercutiu simpaticamente, especialmente entre nós, o governador do Estado do Rio, Raymundo Padilha, prestigiando a Arena friburguense, designou o jornalista Nelson Kemp como um de seus assessores. A designação, mais do que justa, vem premiar a dedicação e o espírito de luta do velho jornalista em favor das causas da Arena e em defesa do Governo Estadual. 

Nelson Kemp tem sido um exemplo para todos nós que fazemos da imprensa um veículo de defesa das melhores aspirações populares e das melhores tradições de uma comunidade. Nesta defesa, Nelson Kemp jamais mediu esforços e nunca ensarilhou armas. Combativo, tenaz, lutador, Nelson Kemp tem oportunidade agora - como membro do "staff" do governador Padilha - de colocar toda sua experiência à serviço do desenvolvimento da Velha Província.

A VOZ DA SERRA congratula-se com Nelson Kemp e também com o governador Raymundo Padilha, pelo brilhante membro que passa agora a servir ao seu Gabinete Civil.

Dia das Mães - Criado para atingir objetivos comerciais, o Dia das Mães que se comemora neste domingo, acabou por eliminar as intenções iniciais e atualmente se encontra integrado no calendário sentimental das famílias. Daí que hoje, o presente comprado é apenas um detalhe nas homenagens que as mães vão receber. Homenagem que se traduz mais e, antes, no reconhecimento de todos os filhos por essa que é - como diria um antigo - a própria delicia do gênero humano.  

Pílulas

 ●     A Arena friburguense não é hoje mais um partido. Antes - este é o termo exato - é um verdadeiro repartido, repleto, de alas, todas puxando a brasa para sua sardinha, em flagrante prejuízo para o que, outrora, foi o partido situacionista municipal. Tem tanta ala, que a Arena mais está a parecer uma escola de samba…

E mais…

Povo quer político que faça escada

Mulheres de ouro no teleférico

Dente de ouro na Coordenação do INPS

Jornal do Brasil elogia arte de Friburgo

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Gil José Salomão e Hiran Fischer Trindade (14); Ary Ventura (15); Nydia Yagi Martins, Elzira Xavier Luz, Liliane Sarcinelli Andrade e Valmir Matuglia (16); Murilo Cúrio e Elias Abicalil (17); Maria do Perpétuo Socorro Sampaio Azevedo (19); Athayde da Costa Freitas. Roberto Ricardo Coutinho, J.G. de Araujo Jorge e Jorge Overlandi Lourenço da Silva (20). 

(*) estagiária com supervisão de Henrique Amorim

Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.