Jovens talentos

Vinicius Gastin

Esportes

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Bruno Barcellos e Isabella Dutra se destacam no caratê

        No caratê, Nova Friburgo também tem os seus talentos. Jovens, promissores e já vitoriosos. Bruno Barcellos de Oliveira e Isabella Pinto Dutra, da Associação Senshi-Kan Karatê-Do, por exemplo, despontam como lutadores para acompanharmos e vibrarmos com as suas evoluções. Eles foram os vencedores do Campeonato Brasileiro de Caratê, realizado em Casimiro de Abreu, no ano passado.

Bruno tem apenas 11 anos, e é portador de distrofia muscular da espinha rígida. O atleta já conquistou outras vitórias, como o título na modalidade Pessoa com Deficiência - PcD (motora), no Campeonato Brasileiro, e é medalhista Panamericano. Agora, o carateca se prepara para participar do Mundial, em outubro, na Argentina.

De acordo com o sensei, Jefferson Carneiro, professor da Senshi-Kan, do distrito de Conselheiro Paulino, o atleta chegou para treinar em 2021. A mãe fez contato dizendo que o sonho dele era treinar caratê, mas que ele tinha “algumas dificuldades peculiares provocadas pela distrofia muscular, doença degenerativa rara. Para vencer os desafios, o jovem usa o BiPAP (respirador) e cadeira de rodas. O treinamento é realizado junto com os demais atletas, porém, com algumas adaptações.

Já Isabella Pinto Dutra, tem 14 anos, iniciou os treinos há um ano através do projeto 'Karatê para todos', programa social no bairro Nova Suíça. Atualmente, a campeã brasileira na categoria kumitê (14/15 anos) é faixa vermelha, e também treina com sensei Jefferson. Em 2023, ela ganhou o prêmio interno do dojô de aluna mais assídua, sem faltar a nenhum treino durante todo o ano. Isabella, inclusive, está invicta.

 

 

Integrado

Botonista friburguense promove e participa de torneio de futmesa no Ceará

        Um friburguense brilhando em solo cearense, e levando o nome de Nova Friburgo para fora do estado através do futmesa. No último dia 26 de janeiro foi realizada a I Taça Integração de Futebol de Mesa, modalidade pastilha. O evento, promovido na Arena Vozão – Cidade dos Funcionários, teve os apoios da Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj) e da Federação de Futebol de Mesa do Ceará (Futmece). A competição contou com a presença do campeão carioca de 2023, Anísio Villar, do Friburguense; os campeões cearenses Rafael Moreira e Marcos Alves e Ricardo Simões, do Fortaleza, além de quatro convidados: o anfitrião, Alfredo Moreira, do Ceará, Gleidson Assunção, do Terra da Luz e Wanderley Mury e Márcio Bandeira, do Ceará.

O encontro, incentivado pelo friburguense Anísio, teve como principal objetivo, incentivar e expandir a prática da modalidade pastilha no Ceará e em mais estados brasileiros, como: Brasília, Piauí, São Luiz, Minas Gerais, entre outros. Ao final do evento foi realizada a premiação e troca de brindes entre a Futmece, Friburguense e Ceará.

Ao final das partidas, a competição teve o atleta Márcio Bandeira, do Ceará, como campeão. O botonista cearense venceu Rafael Moreira, também do Ceará, pelo placar de 1 a 0 na grande final. Os jogos com mais gols foram Anísio Villar 6 a 3 Ricardo Simões, na primeira fase e e Rafael Moreira 5 a 4 Anísio Villar, em duelo válido pela semifinal. O atleta do Tricolor da Serra terminou o torneio na terceira colocação.

Classificação final

1º Márcio Bandeira – Ceará/CE

2º Rafael Moreira – Ceará/CE

3º Anisio Villar – Friburguense/RJ

4º Marcos Alves – Ceará/CE

5º Wanderley Mury – Ceará/CE

6º Gleidson Assunção – Terra da Luz/CE

7º Ricardo Simões – Fortaleza/CE

8º Alfredo Moreira – Ceará/CE

  • Foto da galeria

    Bruno vence todos os obstáculos e dá um show de superação e talento (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Disciplinada e talentosa, Isabella está invicta na curta e já vitoriosa trajetória (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Anísio promoveu e participou da competição, reunindo botonistas cearenses (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Evento teve o apoio das federações de futebol de mesa, ajudando a incentivar e promover a modalidade (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.