Leo Arturius

Cinema

Leo Arturius é cineasta e assina a coluna semanal analisando a 7ª arte e os filmes em cartaz em Nova Friburgo

Chegamos ao meio do ano e o cinema brasileiro conseguiu emplacar apenas um filme no top 10 de bilheteria. Os filmes americanos continuam dominando o circuito, nada diferente dos anos anteriores, mas desta vez, a ausência de blockbuster brasileiro de qualidade fez com que o nosso cinema não ocupasse muitas salas.

Leia mais

“A humanidade é masculina e o homem define a mulher não em si, mas relativamente a ele: ela não é considerada um ser autônomo”.

Simone de Beauvoir

Finalmente o cinema acerta em filme de heroína. “Mulher-Maravilha” é uma história de origem forte, divertida e envolvente. A atriz Gal Gadot é a escolhida para dar vida a super-heroína, e não decepciona. Antes coadjuvante no filme “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, agora protagonista em seu filme solo.

Leia mais

A estreia de “Mulher Maravilha”, de Patty Jenkins, traz uma mulher como super-heroína protagonista, um lugar comumente relacionado a personagens masculinos. Nesse mesmo passo, a própria Jenkins, enquanto diretora, toma um espaço ainda pouco ocupado por mulheres. Para falar sobre o tema convidei Drika de Oliveira, diretora de fotografia, formada em Cinema pela PUC-Rio.

Leia mais

Você sabia que é obrigatória a exibição de, no mínimo, duas horas mensais de filme brasileiro nas escolas públicas?

Leia mais

O cinema se desenvolveu a partir dos traços da vida moderna, momento que nos proporcionou não só o início da democratização dos direitos civis, mas também o acesso aos equipamentos fílmicos com o avanço do sistema digital. É possível ver a mesma câmera em qualquer segmento do audiovisual. Tal acesso caracteriza o momento atual do cinema, denominado por alguns como a pós-retomada. Os roteiros e a maneira de filmar precisam suprir os diversos meios de consumo existentes, como cinema, televisão e, ainda, a internet.

Leia mais

O gênero comédia domina o circuito brasileiro de cinema há anos, e, para nossa alegria, temos a estreia da mais nova diversão do cinema brasileiro em Nova Friburgo: o filme “Ninguém Entra, Ninguém Sai”.

Desde 2011, essa tendência que se percebe no cinema foi denominada de neochanchada, a volta à tradição do humor escrachado das chanchadas, gênero bastante popular até a década de 60. Uma comédia predominantemente voltada para as classes populares, suas piadas são sobre situações casuais, mas tudo com uma roupagem moderna.

Leia mais

O filme O Poderoso Chefão completa 45 anos em 2017, e, para celebrar sua história, o elenco, em rara união, se encontrou neste 30 de abril no Festival de Tribeca, em Nova Iorque. O evento, organizado por Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff, recordou histórias da daquele que é considerado como um dos maiores e mais influentes filmes da história.

Leia mais

Nova Friburgo recebeu um presente de grego: a exibição do filme “Gostosas, Lindas e Sexies”. A versão de quinta categoria do seriado americano “Sex & The City” sobre inclusão de mulheres acima do peso na sociedade, hoje tratadas como plus size, e com objetivo de se libertar dos olhares preconceituosos de ser magra custe o que custar.

Leia mais

O cinema brasileiro alcançou seu maior número anual de lançamentos em 2016, feito louvável, e, em relação à qualidade, somos reconhecidos mundialmente desde as produções do Cinema Novo na década de 50. A história está marcada porfilmes incríveis, capazes de guindar a arte e se tornarem referências para muitos brasileiros e estrangeiros.

Leia mais

“Velozes e Furiosos 8” (The Fate of the Furious) começa em Cuba em clima de lua de mel entre Dominic Toretto ( Vin Diesel ) e Letty (Michelle Rodriguez). Vida tranquila ao lado das belezas de Havana. Passeamos pelos bairros numa corrida de rua improvisada até conhecer a vilã Cipher (Charlize Theron) que, sem perder tempo, chantageia Dominic com algo que parece verdadeiramente horrível. Cipher traz Dom de volta à sua antiga vida de crime, o faz “virar as costas” para sua “família” e roubar armas de destruição em massa.

Leia mais