Vereador vai à Justiça para que 18 linhas voltem a circular

“É uma covardia com a população”, diz o vereador Zezinho do Caminhão. Faol alega que 95 % dos passageiros estão sendo atendidos
sexta-feira, 29 de maio de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Vereador vai à Justiça para que 18 linhas voltem a circular

Os decretos municipais publicados pelo prefeito Renato Bravo que restringem o funcionamento de diversos setores da economia de Nova Friburgo também atingiram o transporte público. Desde o dia 23 de março, está em vigor a determinação para que “das 6h às 9h e das 16h às 20h, os ônibus urbanos circulem com a frota integral”. Nos demais horários está autorizada a redução de 30% da quantidade de coletivos. Além disso, “a lotação dos ônibus limita-se à capacidade de passageiros sentados, em todos os horários”.

No entanto, os usuários enfrentam outra realidade. Além das queixas recorrentes de ônibus lotados com passageiros viajando em pé, sobretudo nos horários de pico, muitas têm sido as reclamações sobre linhas que estão fora de operação desde o início da pandemia, o que não é previsto no decreto municipal. 

O vereador Zezinho do Caminhão, que preside a Comissão Permanente de Acompanhamento e Fiscalização dos Serviços Públicos e Concedidos e Apoio aos Usuários da Câmara Municipal, faz críticas à empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol) e a Prefeitura de Nova Friburgo: “A Faol tomou decisão unilateral prejudicando os usuários e não é punida pelo Governo Municipal. Falta transporte para vários bairros e sem nenhuma sinalização da prefeitura”, criticou o vereador ainda no final de março quando A VOZ DA SERRA denunciou a suspensão das linhas. Na ocasião, a prefeitura afirmou, em nota, que “a Faol deveria cumprir os horários e normas previstas no decreto. No caso de descumprimento, caberá advertência e multas por conta do previsto no regulamento da concessão do serviço”.

Muitos passageiros continuam denunciando várias linhas urbanas, muitas delas que atendem localidades íngremes foram retiradas de circulação obrigando os passageiros a subirem e descerem ladeiras à pé. O vereador Zezinho do Caminhão anunciou que vai recorrer à Justiça para garantir a prestação adequada do serviço à população. “É compreensível que haja uma redução nas linhas de ônibus devido as medidas restritivas que diminuíram a circulação de pessoas. Mas suprimir linhas é uma covardia com a população. Após muito esforço, conseguimos pelo menos seis novos horários diários para as linhas que partem do Centro para o Sítio São Luís, Granja do Céu e Vargem Grande. Porém, 18 localidades estão sem ônibus há quase dois meses. Já tentamos sucessivas negociações, sem êxito. O caminho agora é a Justiça para tentar o retorno de, pelo menos, uma quantidade mínima de horários nas 18 linhas que estão suspensas”, afirmou o parlamentar.

O que diz a Faol

A direção da empresa Faol informou, em nota, que “as medidas de restrição de circulação afetaram severamente a operação de todos os sistemas de transportes coletivos em todas as cidades e em Nova Friburgo não foi diferente. A Faol tem operado com suas linhas em caráter emergencial, priorizando o atendimento aos eixos de maior movimentação, com isso cobrindo o atendimento a 95 % dos passageiros regulares. Alguns serviços complementares, em que o deslocamento a pé é pequeno até os eixos, estão paralisados, mas a empresa está em contato com a prefeitura para verificar que medidas podem ser adotadas para permitir o retorno da normalidade”.

A nota enviada pela empresa ainda informa que “o vereador Zezinho do Caminhão tem mantido contato permanente com a direção da Faol e sabe dos problemas que estamos enfrentando para conseguir manter o sistema em funcionamento”.

Questionada por A VOZ DA SERRA se estariam fiscalizando o cumprimento do decreto por parte da Faol; se já foi verificada alguma infração nesse sentindo; e se já foi feita alguma notificação ou aplicada multa em caso de descumprimento das medidas impostas pelo município; a Prefeitura de Nova Friburgo não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Linhas que não estão circulando:

  • Alto dos Michéis; 
  • Furnas; 
  • Alto do Catete; 
  • Jardim Marajói; 
  • Alto do Schuenck; 
  • Loteamento Maringá (Riograndina); 
  • Fazenda Velha; 
  • Orfanato; 
  • Bom Jesus; 
  • Felipe Camarão; 
  • Santa Luiza; 
  • Macaé de Cima; 
  • Vargem Alta (via Estrada das Flores); 
  • Santa Bernadete; 
  • Solares; 
  • Nova Esperança; 
  • Pilões; 
  • Rio Grande de Cima.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra