De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas do varejo físico brasileiro registraram queda de 1,8% durante o fim de semana de Black Friday (26 a 28 de novembro) em comparação com 2020, quando a campanha coletiva de descontos aconteceu entre os dias 27 e 29 de novembro. Dessa forma, o índice sazonal registrou sua primeira baixa em toda a série histórica, iniciada em 2017. No ano passado, a movimentação do comércio nesse período teve crescimento expressivo de 6,1%.
Frente a outras datas que também são significativas para as vendas do comércio como, Dia das Crianças (2,3%), Dia dos Pais (6,2%), Dia dos Namorados (13,7%) e Dia das Mães (6,0%), o fim de semana da Black Friday 2021 teve o pior desempenho, sendo o único a amargar retração. De acordo com o economista da Serasa, Luiz Rabi, embora os empreendedores estivessem otimistas, alguns desafios ainda atrasam o faturamento do comércio no Brasil.
“O alto nível de desemprego e o encarecimento da taxa Selic e de uma grande variedade de produtos, fruto da inflação, continuam abalando a disposição de compra das pessoas, que precisam se precaver e investir somente em itens que são fundamentais, reduzindo a compra de supérfluos. Além disso, precisamos levar em consideração o novo modelo de consumo que acontece, principalmente, na internet. Outro fator que reduz ainda mais as vendas presenciais do varejo no país”, observou.
Durante a semana em que os consumidores puderam aproveitar os descontos de Black Friday (22 a 28 de novembro), feita a relação anual com igual recorte de tempo (23 a 29 de novembro de 2020), o cenário também foi de baixa, essa de 3,7%. Mais informações sobre a série histórica do indicador em www.serasaexperian.com.br.
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