UPA de Conselheiro já identificou este ano 452 friburguenses com hipertensão

Embora alto, em média quase 4 casos por dia, número representa redução de 19% em relação ao mesmo período de 2021
terça-feira, 03 de maio de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do distrito de Conselheiro Paulino, identificou neste ano, de janeiro a abril, 452 casos de hipertensão (pressão arterial alta). Embora alto - em média quase quatro casos por dia - esse número representa  uma redução de 19% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram registrados 558 casos da doença.

A UPA, referência no atendimento à população local, é administrada pelo Viva Rio e recebe diariamente pacientes com a pressão arterial elevada que não fazem nenhum tipo de tratamento.

Nos atendimentos da UPA friburguense neste ano, 23% dos casos ocorreram na faixa etária de 50 a 59 anos. A doença é mais frequente em mulheres, com 57% dos registros. A hipertensão é o aumento da pressão nos vasos sanguíneos do corpo, levando a lesões crônicas de órgãos e risco aumentado de eventos cardiovasculares e cerebrovasculares. O objetivo dos atendimentos feitos na UPA  é controlar a pressão e evitar o agravamento do quadro, que pode levar a um infarto ou AVC (acidente vascular cerebral, o popular derrame) hemorrágico.

No Brasil, entre 30% e 35% da população é portadora da doença, que por ser silenciosa e muitas vezes não apresentar sintomas, não é facilmente diagnosticada. Só na capital fluminense, considerando as 76 Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde administrados pelo Viva Rio, mais de 25 mil pessoas estão em tratamento de hipertensão. Os casos predominam entre pessoas de 60 a 69 anos e em mulheres (64%).

 Fatores de risco

 Aproximadamente 90% dos casos de hipertensão são o que se chama de primária, ocasionada por genética ou estilo de vida. Os principais fatores de risco para a hipertensão primária são: idade, pessoas com mais de 60 anos; obesidade; aumento da circunferência abdominal (homem com mais de 94 centímetros e mulheres com mais de 80 cm); sedentarismo; tabagismo; dislipidemia (colesterol elevado ou gorduras no sangue); intolerância à glicose ou diabetes; síndrome metabólica; doença arterial periférica (doença arterial coronariana, doença carotídea ou doença cerebrovascular); história familiar/genética; redução do número de néfrons; dieta rica em sódio; falta de vitamina D, fatores socioeconômicos; transtornos de personalidade e depressão; uso de medicamentos que aumentam a pressão arterial como anticoncepcionais que contêm muito estrogênio em sua composição, antidepressivos, descongestionantes nasais, corticoides e anti-inflamatórios não esteroides.

 De acordo com o diretor médico da UPA de Nova Friburgo, Arthur Mattar (acima), muitos dos pacientes atendidos não se medicam ou tomam remédios que já não são mais adequados ao seu caso, devido à falta de um acompanhamento. Mattar exemplifica o caso de um idoso de 85 anos que chegou na UPA com a pressão muito elevada e foi salvo pela equipe. “Ele chegou com a pressão a quase 25. Já estava meio sonolento, com muita dor de cabeça e falta de ar. Foi colocado na medicação venosa, conseguimos abaixar a pressão e o paciente saiu andando da unidade no dia seguinte levando as medicações e o encaminhamento para o acompanhamento no posto de saúde”, observou. 

Doença silenciosa

Na última terça-feira, 26, celebrou-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e o diretor médico Arthur Mattar  (abaixo) aproveita a ocasião para orientar a população apontando os principais sintomas e as formas de combate à doença.

Quais os principais sintomas?

Arthur Mattar: Os sintomas da hipertensão são muito silenciosos, às vezes o paciente está com a pressão alterada, mas não relata nada, isso é o mais perigoso. Mas quando há algum sintoma, geralmente sente o coração bater mais forte, cansaço, tontura e pressão na cabeça. Se identifica mais por exame físico: pulsos aumentados (batendo mais forte que o normal).

Como diagnosticar a pressão alta?

Para se identificar a hipertensão, o ideal é aferir a pressão entre duas consultas espaçadas. Por exemplo, se aferir a pressão em uma consulta e estiver em 14 por 9, se após uma semana o paciente retornar e a pressão continuar em 14 por 9, pode ser classificado como hipertenso. Também pode ser feito o Mapa (monitoramento ambulatorial da pressão arterial), um exame de monitoramento da pressão do paciente durante 24 horas.

De que formas a doença pode ser evitada?

Com a mudança de estilo de vida: reduzir peso, alterar hábitos alimentares (consumo maior de frutas e vegetais e diminuição de gorduras), reduzir o consumo de sódio (ou sal), fazer atividades físicas regularmente (pelo menos 30 minutos diários), não fumar e moderar o consumo de álcool.

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde