Na última segunda-feira, 2, o movimento União dos Moradores (UDM), associação que compreende o Parque D. João VI, Parque Imperial, Alto do Mozer e Parque Real, na região da Ponte da Saudade inaugurou o projeto Placas da Cidadania. A iniciativa é uma das ações que integram o Plano de Gestão de Bairro do grupo União dos Moradores (UDM).
O objetivo é espalhar mensagens cidadãs, de conscientização social e ambiental em espaços públicos e a busca por integrar e fortalecer os laços comunitários. As placas foram instaladas nas ruas dos quatro bairros. Ao todo, nessa primeira etapa, foram instaladas 13 placas. Já estamos trabalhando na segunda etapa, produzindo mais 40.
Segundo a associação, para essa ação foram reaproveitadas madeiras que seriam descartadas. As madeiras foram trabalhadas, lixadas e impermeabilizadas, para depois receber frases. Mais de 30 mensagens foram elaboradas pelos membros do grupo e, posteriormente, selecionadas para serem aplicadas nas 13 placas.
“Estudamos a melhor localização para cada placa. Nesse sentido, identificamos quais frases se adequariam a cada ambiente, para que as mensagens fossem repassadas de forma eficaz”, informou a UDM. Concluída essa etapa, o próximo passo foi a instalação, que durou dois dias. No primeiro dia, foram colocadas as placas maiores, que necessitavam de estacas para serem fixadas e no segundo dia foram instaladas as placas menores, presas em postes por arames galvanizados.
Projeto reaproveitou madeiras que seriam descartadas
O grupo se orgulhou muito dessa ação. “Ela foi realizada, com muita dedicação de todos, pensando juntos e agindo coletivamente. Todas as etapas de produção desse projeto foram divulgadas nas redes sociais do União dos Moradores e, ao longo desse desenvolvimento, recebemos mensagens de pessoas de diversas partes da cidade, e até mesmo de fora do Estado, interessadas em conhecer e aplicar o projeto”, informaram membros do grupo.
O projeto Placas da Cidadania foi todo feito pelas mãos e mentes dos membros do União dos Moradores, através de doação do material: madeiras e ferramentas para tratá-las, pregos, arame galvanizado e estacas de madeira.
Participação ativa nas redes sociais
Quem quiser conhecer o projeto e as ações desenvolvidas pelo União dos Moradores, pode fazer contato através das redes sociais: Instagram: https://www.instagram.com/uniaodosmoradores; Twitter: https://twitter.com/UniaoMoradores; Facebook: https://www.facebook.com/uniaodosmoradoresnf
Deixe o seu comentário