Obras do Hospital do Câncer avançam e seguem dentro do cronograma

Vias de acesso à unidade devem passar por obras de adequação
sexta-feira, 05 de agosto de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Fotos: Henrique Pinheiro (Arquivo AVS)
Fotos: Henrique Pinheiro (Arquivo AVS)

Parece que agora vai. O tão sonhado Hospital Regional de Oncologia Francisco Faria, o Hospital do Câncer de Nova Friburgo, está recebendo as obras estruturais, iniciadas no dia 14 de junho, quando em visita a Nova Friburgo, o governador Cláudio Castro anunciou a retomada do projeto.  Quase dois meses depois, já é possível ver algumas mudanças. De acordo com a Secretaria estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra) responsável pela obra, a empreiteira está trabalhando na reforma do telhado, para que as obras de pintura e requalificação do prédio possam ser executadas.

Segundo vídeo publicado nas redes sociais do vereador José Roberto Folly, que sempre esteve à frente na luta pela retomada das obras do Hospital do Câncer, o telhado está sendo todo reformado. “Estão colocando a manta impermeabilizante sob o telhado, coisa que nunca teve e vai evitar infiltrações e goteiras em dias de chuva. O telhado já está sendo todo reformado e a parte interna sendo preparada, com a derrubada de paredes para adequar ao novo projeto do hospital”, explicou o vereador no vídeo feito na obra.

A Seinfa informou também, em nota, que estão sendo executados os projetos executivos, com a definição dos layouts previstos no projeto básico, o que irá gerar uma maior efetividade interna e que prazos estão sendo executados conforme o cronograma físico financeiro. A nota ainda diz que “as obras de requalificação estão previstas para durar um ano, mas a Secretaria estadual de Infraestrutura e Obras está trabalhando para que o hospital possa ser entregue o mais breve possível.”

Vias de acesso ao hospital devem receber melhorias

O vereador José Roberto Folly ressaltou que as ruas de acesso ao futuro Hospital do Câncer são todas com calçamento de paralelepípedos, têm muitas imperfeições e deformidades e estão sem condições de suportar o número de veículos que passarão pelo local. A Seinfra também fará as obras necessárias para o acesso ao hospital, com projeto desenvolvido pela  Secretaria Municipal de Obras. “Vamos receber veículos de 19 municípios transportando pacientes, além de um fluxo muito grande de ambulâncias, caminhões, vans, ônibus que virão de outras cidades para atendimentos e abastecimento do hospital,” disse ele.

Para tanto, algumas reuniões já estão sendo feitas com o vereador e  representante da Secretaria Municipal de Obras. A primeira foi na concessionária Águas de Nova Friburgo, pois, a tubulação da adutora passa onde será um dos acessos ao hospital, do Bairro Ypu ao distrito de Mury. “Eles já têm o levantamento topográfico do local, o que já adianta bastante na elaboração do projeto”, disse ele.

Outra reunião foi feita com a concessionária Rota 116, pela experiência em obras em estradas. “O acesso ao hospital tem que ser feito de forma rápida. São três vias de acesso: uma no Bairro Ypu outra pela Rua Felipe Camarão, na Ponte da Saudade e a de Mury.”De acordo com a prefeitura, ainda não há prazo para a entrega do projeto, que está em fase inicial.

O projeto do hospital

A obra do Hospital Regional de Oncologia Francisco Faria está sendo feita no terreno de aproximadamente 82.300 metros quadrados na Ponte da Saudade onde, por muitos anos, funcionou o antigo Centro Adventista de Vida Saudável (Cavs), especializado na reabilitação de dependentes químicos. Um hospital regional, que beneficiará não só moradores de Nova Friburgo como também de outros municípios. A expectativa é que a obra, orçada em R$ 51 milhões, seja finalizada em junho do ano que vem.

O Hospital do Câncer de Nova Friburgo terá perfil assistencial de atendimento a pacientes oncológicos adultos. Contará com emergência regulada, realizando atendimento imediato, procedimentos cirúrgicos, internação clínica e cirúrgica, com 48 leitos e terapia intensiva, com dez leitos e também, diagnóstico e terapia e reabilitação. 

Além da internação e centro cirúrgico, o hospital terá oncologia clínica, com central de quimioterapia, consultas ambulatoriais, laboratório de análises clínicas, acesso a serviço de anatomia patológica e centro de imagem, para o diagnóstico diferencial e definitivo, estadiamento e acompanhamento dos pacientes neles respectivamente cadastrados.

Relembre a novela da obra

Em 2012, o então governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, assumiu o compromisso de entregar ao município de Nova Friburgo uma unidade oncológica com 120 leitos, dez UTIs, 30 leitos para tratamento infantil, além de três salas cirúrgicas e um centro de imagens. O prédio do antigo Centro Adventista de Vida Saudável (Cavs) foi desapropriado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. A Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) começou as obras de adaptação ainda em 2012, mas por pouco tempo. O governador pretendia inaugurar a unidade dois anos depois, ou seja, em 2014, mas não foi o que aconteceu.

Em 2016, o Hospital Estadual de Oncologia de Nova Friburgo, previsto para atender cerca de 500 mil pessoas de toda a Região Serrana, deveria ter sido inaugurado, segundo anúncio do então governador Luiz Fernando Pezão. Esta foi a segunda data de inauguração, também não realizada.

 

 

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obra | saúde | Governo