Um mês de verão: clima enfim se estabiliza no normal da estação

Com calor em Friburgo beirando os 30 graus, é hora de aproveitar piscinas e cachoeiras, mas tomando alguns cuidados
sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Encontro dos Rios: programa de verão (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Encontro dos Rios: programa de verão (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Nesta sexta-feira, 21, faz um mês que começou o verão 2022. O primeiro mês do verão termina com condições típicas da estação: horas seguidas de sol, por vezes forte, períodos de nublado, calor, abafamento e possibilidade de pancadas rápidas de chuva no final do dia. 

Com a atmosfera muito quente, algumas nuvens podem crescer em grande velocidade e provocar temporais com raios e granizo. O grande volume de água em poucas horas pode provocar alagamentos.

Neste fim de semana, os friburguenses não notarão grandes mudanças no tempo, que deve seguir o padrão acima: sol, nublado, calor e pancada de chuva. É hora de aproveitar piscinas e cachoeiras, estas últimas, porém, com muito cuidado para evitar as famosas cabeças d’água - ocorrência de chuva forte nas nascentes que aumenta rapidamente a força das correntezas nas quedas d’água.

Outro detalhe a ser observado é o índice de raios ultravioleta, que aumenta muito nesta época do ano. Protetores solares são indispensáveis, assim como boa hidratação e alimentação leve.

Esta semana que termina registrou recordes de calor em várias cidades. Não foi diferente em Friburgo, que ficou perto dos 30 graus e assim deve permanecer nos próximos dias. O tempo só deve mudar no último fim de semana de janeiro.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima