Durante este mês a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo integra as celebrações da campanha nacional ‘’Março Lilás’’, que promove ações de conscientização, prevenção e combate ao câncer de colo do útero, terceiro tipo da doença que mais atinge as mulheres no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença é causada pela infecção do HPV (Papilomavírus Humano), que atinge oito em cada dez mulheres, que por muitas vezes são assintomáticas e não sabem da presença do vírus no corpo.
Como o contágio ocorre por via sexual, é muito importante o uso de preservativos durante as relações íntimas. Mas o principal meio de prevenção é a vacinação contra o HPV, que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e pessoas com indicações médicas. Somente neste ano, 350 doses já foram aplicadas em Nova Friburgo. A vacina é ofertada nos postos de saúde do município.
A Secretaria de Saúde lembra que é necessário manter-se vigilante no monitoramento da saúde feminina, realizando os exames preventivos, como o ‘’papanicolau’’. A Prefeitura de Nova Friburgo ampliou o número de ginecologistas nos postos de saúde. Antes eram três e agora são nove. Todos eles atendem à livre demanda, como os clínicos gerais, ou seja, não é necessário longas esperas em filas da regulação.
Ações da campanha
A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ações especiais em celebração ao mês da mulher e a campanha ‘’Março Lilás’’. Na rede básica, rodas de conversas e palestras são realizadas pelos profissionais, abordando o tema prevenção contra o HPV e o câncer do colo de útero.
Neste sábado, 4, por exemplo, no distrito de Riograndina, durante a ação social Saúde Presente, será realizada a coleta de amostras para 50 exames preventivos do câncer de colo do útero. Na próxima quarta-feira, 8, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, um espaço denominado ‘’Arena Saúde’’, vai oferecer assistência e orientações às mulheres, que também poderão realizar o preventivo no ônibus especializado.
Deixe o seu comentário