UFF inaugura laboratório sobre rodas em escola pública

Iniciativa permite que estudantes vivenciem experiências científicas
sexta-feira, 18 de agosto de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação/UFF Friburgo)
(Fotos: Divulgação/UFF Friburgo)

O Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), núcleo da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município, lançou nesta quinta-feira, 17, o projeto Science Truck, que vai permitir aos alunos de escolas públicas vivenciarem experiências científicas reais de Física, Química e Biologia, em um laboratório sobre rodas. A novidade foi apresentada inicialmente aos estudantes da turma 181 da Escola Municipal Tiradentes, no distrito de Amparo, que participaram de uma aula prática de reprodução dos seres vivos.

Toda a estrutura conta com diversos equipamentos que antes só estariam disponíveis em laboratórios, o que, muitas vezes, não é possível nas escolas por falta de espaço. As práticas oferecidas aos estudantes da rede pública de ensino serão idênticas às realizadas para os alunos dos cursos de graduação em Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia, da UFF Friburgo. 

De acordo com o professor Vinícius Pascoal, diretor do ISNF e um dos idealizadores do projeto, as aulas serão ministradas pelos docentes das próprias escolas, mas a estrutura e os recursos serão disponibilizados pelo projeto Science Truck. Os roteiros e os planejamentos das práticas são produzidos em parceria entre os professores das escolas de Nova Friburgo e da UFF.

“Muitas vezes, as escolas não têm estrutura física e nem recursos financeiros para montar um laboratório de ciências. Por isso, imaginamos que poderíamos levar o conhecimento até eles, fazendo experimentos de verdade, como fazemos nos nossos laboratórios”, explica Vinícius.

Além do Science Truck, Vinícius e a professora Fernanda Calazans vão estruturar dois laboratórios em duas escolas municipais, nos bairros Olaria e Ponte da Saudade. Ao todo, é previsto um investimento de cerca de R$ 160 mil, aplicados na compra de equipamentos e reagentes que serão usados em todos os laboratórios.

“Temos a intenção de ajudar a melhorar o ensino nas escolas do município e estimular o interesse dos jovens pela ciência”, revela a professora Fernanda, esclarecendo que a iniciativa é voltada para estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: