Turismo: tema da 9ª pergunta da sabatina do AVS com os 16 candidatos a prefeito

As propostas de cada um para estimular o turismo sustentável em Nova Friburgo, cidade que já teve a segunda maior rede hoteleira do estado
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Turismo: tema da 9ª pergunta da sabatina do AVS com os 16 candidatos a prefeito

AVS pergunta: Nas respostas sobre como aumentar o orçamento municipal, a maioria dos candidatos citou a indústria do turismo como peça estratégica para o desenvolvimento de Nova Friburgo. Considerando que a cidade já teve a segunda maior rede hoteleira do estado, como o plano de governo elaborado por sua coligação pretende estimular o turismo sustentável? (Respostas por ordem alfabética)

 

Alexandre Cruz

“O turismo é um setor que vai nos ajudar a sair da crise causada pela Covid-19. Os brasileiros estão preferindo viajar dentro do país e para cidades do interior. Para receber os turistas, vamos investir na recuperação dos nossos pontos turísticos e implementar a sinalização turística nas vias de acesso do município. Vamos também criar projetos de educação para o turismo nas escolas. Quem conhece Nova Friburgo, sabe vendê-la como atrativo turístico. A volta dos circuitos também é fundamental para a fomentação do setor. Vamos criar um portal, que pode ser acessado pelo celular, onde estarão as nossas informações turísticas. A realização de eventos e festas típicas são atrativos que devem ser promovidos e apoiados. E a participação em feiras nacionais e internacionais para divulgar Friburgo como o melhor destino turístico do interior do estado é fundamental, além de termos uma assessoria de imprensa especializada no assunto. Como em todos os setores, vamos ouvir as demandas dos envolvidos, fortalecendo o Conselho Municipal de Turismo.”

 

André Montechiari

“Tudo na administração pública está interligado. Nenhum setor funciona sozinho e o turismo não é diferente. Para se ter um turismo sustentável é preciso que tenhamos uma cidade organizada. Ruas limpas e sem buracos, praças e parques bem cuidados, trânsito melhor, locais para estacionar próximo aos pontos turísticos, ruas bem iluminadas e bem sinalizadas, redução de moradores nas ruas e menores nos sinais de trânsito. Tudo isso, são ações que não estão diretamente ligadas ao turismo mas que tornam a estadia de um turista mais agradável. Nos momentos de lazer, todos querem desfrutar apenas de sensações agradáveis. Como conseguir isso? Com administração eficiente, cortando gastos, com planejamento nos investimentos Nova Friburgo não está conseguindo fazer o básico. É como se você não tivesse estrutura para varrer a sua casa mas quisesse trocar todo o piso. Vamos reduzir o número de secretarias e sub secretarias e contratar agentes de trânsito, guardas municipais, calceteiros, pedreiros... Não podemos deixar nossa população sem a estrutura mínima para funcionar. Este é apenas o primeiro passo. O restante, está em nosso plano de governo: www.andremontechiari.com.br”.

 

Arthur Mattar

“Nova Friburgo deve aproveitar todo o seu potencial turístico, desde o clima à paisagem, passando pelo patrimônio histórico material e imaterial, pelos produtos tradicionais e gastronomia, pelos bens e equipamentos culturais e pelas atividades de lazer associadas às montanhas, onde a qualidade de oferta e inovação são, cada vez mais, fatores diferenciados que contribuem para aumentar a atratividade e reforçar a posição competitiva de Nova Friburgo. Vamos criar a Empresa Municipal de Promoção e Planejamento Turístico (Fribatur); descentralizar os eventos: aproveitar os potenciais turísticos, culturais e ambientais dos distritos e bairros, promovendo eventos específicos por região; implantar o Parque da Pedra Riscada, com trilhas, escaladas, centro de educação ambiental para escolas. Um lugar para toda a família que atraia o turismo, inclusive de outros estados, como é o caso comprovado do Parque dos Três Picos e resgataria o projeto inicial que não foi cumprido da Estrada Serramar, de ser uma estrada-parque; viabilizar junto ao governo do estado a criação de um complexo com centro de convenções e parque de exposições e eventos; dentre vários outros pontos abordados em nosso plano de governo.”

 

Cacau Rezende

“Através do ecoturismo! Com planejamento estratégico profissional de médio e longo prazo. Trazer as pessoas para conhecer nossa natureza, de forma consciente, respeitando e preservando. Hoje é o segmento turístico que mais cresce no mundo e nós temos a matéria prima necessária, estamos no coração da Mata Atlântica. Diversas atividades podem ser exploradas em nossas montanhas, tanto em Lumiar, como em São Pedro da Serra, Três Picos, reservas e parques: mountain bike, rafting, voo livre, escaladas, trilhas ecológicas, banho nos rios e cachoeiras, observação e fotografias da flora e fauna. Temos que preparar o município, qualificando os espaços públicos para se tornarem receptivos, convidativos aos turistas e, ao mesmo tempo, introduzir políticas públicas que deem apoio a rede de hotelaria, restaurantes e serviços do segmento. Sem esquecer do patrimônio cultural e das edificações existentes, bairros e a própria cidade com suas histórias e tradições, que devemos valorizar e resgatar, seja no sentido cultural ou físico. Uma das formas de estímulo turístico é a utilização da arte e da cultura local, através dos artistas de rua e do estímulo aos espetáculos por eles propiciados.”

 

Cláudio Damião

“Não é só aumentar o orçamento, mas também evitar desvios e a má utilização do dinheiro público. Salta aos olhos a falta de planejamento nas diversas áreas. O turismo precisa ser tratado de maneira mais profissional, demonstrando eficiência nas ações e mensurando resultados. Precisamos de um Plano Municipal de Turismo bem estruturado e apoiado pela prefeitura através da sua secretaria e do fortalecimento e apoio às ações do Conselho de Turismo. Por isso, revigoraremos os circuitos turísticos existentes e estimularemos a criação de novos em conjunto com diversos setores e com o Conselho de Turismo; elaboraremos e implantaremos o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo, que englobe todas as localidades e suas potencialidades; aprimoraremos o calendário turístico e de eventos; divulgaremos nossas potencialidades culturais e turísticas em feiras e eventos relacionados ao turismo em nível nacional; incentivaremos os polos cervejeiro, audiovisual e demais vocações; faremos parcerias com agências para criação de pacotes turísticos e roteiros para o município; criaremos um programa municipal de qualificação dos profissionais que atuam direta e indiretamente no setor de turismo.”

 

Delegada Danielle Bessa

“Nova Friburgo tem um apelo enorme para o turismo sustentável em razão da sua paisagem, clima, montanhas, rios e trilhas. As belezas naturais e a topografia fazem do nosso município um lugar privilegiado para quem gosta de esportes radicais. Lumiar, por exemplo, é um lugar fantástico para quem gosta de aventura. Não podemos desperdiçar nosso potencial. O segmento do turismo no mundo já representa cerca de 10,4% do PIB mundial e gera sete vezes mais empregos do que a fabricação automotiva, cinco vezes mais do que a indústria química e 3,5 vezes mais vagas do que o setor bancário. O turismo é a mola propulsora da economia de vários países e pode ser um pilar para o nosso desenvolvimento. Falta apenas estímulo. Eu pretendo levar o Centro de Turismo para a Praça das Colônias e transformar a Praça do Suspiro em polo de turismo para quem chega na cidade. Lá, o turista terá todas as informações sobre programas e mapas das rotas que o município oferece. Vou dar, também, um tratamento diferenciado ao Parque Municipal Juarez Frotté, com intenção de transformá-lo num atrativo turístico de primeira linha. Hoje, o parque não é bem explorado.”

 

Dr. Luis Fernando

“Nossa natureza é exuberante, possuímos vários pontos naturais de atração, propícios ao ecoturismo. Vamos melhorar seus acessos, sinalizações e ampliar a divulgação; implementar atividades esportivas e culturais para a população local e turistas, sempre focando na preservação da fauna e flora locais e buscando minimizar o impacto das atividades realizadas. O turismo sustentável é um conceito que agrega à agenda turística preocupações com meio ambiente, sociedade e economia. Não se trata apenas de conhecer um lugar novo, de curtir uma hospedagem ou fazer programas voltados a experiências diferentes, mas de inserir esses três pilares na proposta. O primeiro diz respeito aos cuidados com o meio ambiente em si. Já o pilar econômico se refere ao incentivo às atividades locais. Por exemplo, ao visitar determinada cidade, é preferível hospedar-se em uma pousada genuinamente nativa, em vez de em uma franquia de hotel multinacional. E, por fim, o pilar social está relacionado ao respeito à cultura, à tradição e aos costumes da comunidade visitada. Demonstrar interesse às histórias contadas pelos nativos é uma boa maneira de começar a construir uma relação saudável, tanto com eles quanto com o local em si.”

 

Hugo Moreno

“Friburgo Operária valorizará o ofício de guias turísticos, fiscalizando o exercício irregular da profissão. Criará a empresa pública de turismo (Fri-Tur), com atribuições de divulgação institucional da cidade, administração territorial de distritos e pontos turísticos, parques, praças e APAs e a gestão em rede dos pontos de informação. Suscitará o reposicionamento do Centro de Turismo para a Praça do Suspiro, eloquente reivindicação do setor pautada pela maior integração do logradouro com os serviços turísticos disponíveis. Criará a Guarda Turística, seção da Guarda Municipal responsável pela orientação na ponta e pelo acompanhamento operacional com vistas à preservação ambiental e ao combate às atividades sociais e econômicas predatórias ao meio ambiente. Destaque-se a implementação da “Fábrica de Cultura”. A área multiuso recepcionará atividades de grande público e será de fácil acesso, posto que contígua ao centro e integrada ao sistema de mobilidade urbana. Será dotada de modelagem inerente ao funcionamento dinâmico ao longo do ano, compreendido o lazer como direito social das pessoas. A sustentabilidade ambiental é compromisso primaz de uma Friburgo Operária e Popular.”

 

Johnny Maycon

“Para estimular o turismo sustentável nós vamos revitalizar pontos turísticos que estão abandonados, reativar aqueles que estão desativados e ativar novos pontos turísticos. Criar conexão entre os pontos turísticos. Existem turistas que visitam Lumiar por exemplo e não sabem que o local pertence a Nova Friburgo. Cada ponto turístico tem que utilizar de todos os meios possíveis para apresentar a cidade aos turistas, mostrando-os o que a cidade tem de bom. Neste sentido, desenvolveremos o Projeto ‘Cabine Itinerante’, com o objetivo de recepcionar os turistas nos eventos e pontos turísticos, apresentado-os as potencialidades de Nova Friburgo. Instituiremos um calendário anual de eventos e o mesmo será publicizado em todo o Brasil. Vamos recepcionar de forma estratégica, utilizando o projeto ‘Cabine Itinerante’, os que visitam os bairros de Olaria e Ponte da Saudade, principalmente aos fins de semana, para comprarem roupas íntimas, de modo que eles sejam estimulados como futuros turistas. Muitos vão até estes bairros e não fazem ideia do que Nova Friburgo tem de lugares atrativos. Estes visitantes precisam ser abraçados por uma base turística em que tenha uma estrutura que o impacte.”

 

Juvenal Condack

“Nova Friburgo tem um grande potencial turístico e precisamos atrair turistas da região metropolitana do Rio de Janeiro interessados em realizar viagens de curta distância, que se tornarão comuns no pós-pandemia. Para isso, investiremos em marketing e publicidade para fazer com que esses turistas conheçam e queiram visitar nossa cidade. Promoveremos ações pontuais, com infraestrutura necessária para atendê-los bem. No distrito de Mury, vamos revitalizar as fachadas dos imóveis como uma vila suíça/alemã, oferecendo um centro de informações para dar suporte aos nossos visitantes. Criaremos circuitos de ecoturismo, turismo rural, gastronômico e de aventura e revitalizaremos pontos turísticos já existentes, como a Praça do Suspiro, o Cão Sentado e o Véu das Noivas. Vamos incentivar o turismo em Vargem Alta e revitalizar o circuito Tere-Fri, fazendo com que nossos produtos locais como mel, morango, queijos e flores sejam atrativos turísticos de primeira linha. Pensando nisso, vamos facilitar a abertura de pousadas e restaurantes na região e manter um bom diálogo com representantes da rede hoteleira será importante para estimular a expansão da oferta de vagas de hospedagem no município.”

 

Lucidarlen Novaes

“Promover o turismo sustentável consiste em atender as necessidades dos visitantes sem prejuízos ao meio ambiente. Iremos enfatizar em nosso governo a importância da conservação dos pontos turísticos aumentando seu uso sustentável, criar uma rota de paisagismo que acompanhe a estética do município e agregue valor visual a esses pontos. Iremos implantar nos pontos turísticos distribuição de material com informações sobre aquele lugar e regras para seu uso sustentável. Vamos promover o turismo rural, incentivando a hospedagem domiciliar, visitas a áreas de plantio e comunidades agrícolas a fim de levar conhecimento de nossa flora, e campanhas de preservação da biodiversidade. Vamos implantar nos pontos turísticos históricos placas com informações sobre aquele espaço. Nas áreas turísticas como cachoeiras, poços e trilhas, vamos promover acessibilidade, segurança e conscientização sobre como manter o local limpo, sem lixo, sinalizar as áreas de riscos, evitar sons altos e preservar a biodiversidade local.”

 

Mariozam da Rádio

“O turismo sustentável é aquele que traz desenvolvimento econômico, atendendo a sociedade com responsabilidade ambiental, tanto para os moradores de Nova Friburgo quanto para os turistas. O governo Mariozam da Rádio vai incentivar as atividades turísticas sustentáveis no município que se caracteriza por ser uma cidade serrana e atrativa. É preciso planejamento para dar incentivos fiscais tanto em empreendimentos individuais ou através de cooperativas para que tenhamos novas pousadas e hotéis-fazenda, sendo geradores de sua própria energia solar, eólica, coleta do lixo orgânico para a transformação em adubos e gás metano, aproveitamento das águas de chuvas para serem utilizadas em sanitários, lavanderias, hortas e jardins. Promover o turismo sustentável é gerenciar e controlar todos os recursos implicados na atividade turística sem desprezar a integridade cultural e o desequilíbrio social.”

 

Renato Bravo

“O turismo é tido como um ativo para a economia local, que cresce de maneira significativa com o maior número de visitantes ao município. Nossa gestão tem um viés de aproximação com o setor empresarial, além de ações de fomento aos empreendimentos, para melhorias na infraestrutura das áreas urbana e rural, em conjunto com as secretarias de Obras, Serviços Públicos, Ordem e Mobilidade Urbana, Agricultura e Meio Ambiente. A prefeitura levava de 90 a 120 dias para emitir alvarás às empresas de turismo. Nos primeiros dois anos de meu mandato implementei um sistema operacional que permitiu a emissão do alvará automático a empresas de baixo risco. Isso fez aumentar o número de empresas saindo da informalidade. A Casa do Artesão, incluída no roteiro turístico, mostra nosso empenho na valorização do artesanato local. O artesanato sustentável do Nova Friburgo Criativa e a Economia Solidária também estão na Casa do Artesão. Fortalecemos o Polo de Cervejas Artesanais, que tem cerca de 120 rótulos e 30 marcas, com eventos afins consolidados. Destaque ao agronegócio, que cresce a passos largos, com espaços turísticos de venda de produtos como morango, chocolate, queijos, flores, mel e derivados, entre outros.”

 

Sérgio Louback

“Certamente, o turismo é um dos setores mais rentáveis e possui um papel importantíssimo para o desenvolvimento do município. Em meu site temos uma seção destinada às propostas que colocaremos em prática na minha gestão. Faremos uma campanha de educação interna para o turismo, capacitando a população e o trade turístico a acolher nossos visitantes fornecendo hospitalidade, informação e infraestrutura. Criaremos um hotel escola para treinamentos e congressos. Investiremos no turismo interno facilitando o acesso e incentivando o nosso povo a conhecer nossos pontos turísticos com a prática de preços especiais para nossos moradores e as nossas estradas serão reformadas, assim como os principais circuitos e seus pontos de visitação serão revitalizados. Faremos um lindo pórtico em Theodoro de Oliveira, entrada da cidade, com painel de temperatura e altitude e um espaço para comercialização de nossos produtos, os nossos ‘souvenirs’. Vamos investir para que também sejamos uma cidade detentora de um Natal inesquecível, com o "Natal dos Sonhos". Criaremos um centro de convenções, reabriremos o porão da arte e investiremos em tudo o que promova a nossa cultura.”

 

Silvia Faltz

“Sim, o turismo pode e deve ser uma fonte de geração de emprego e renda, um dos vetores estratégicos para a recuperação econômica da nossa cidade. Mas precisa ser um turismo sustentável e consciente. É preciso envolver os principais atores da cadeia produtiva do turismo na elaboração de políticas públicas para o setor: gestores, trabalhadores, micro empresários, entes públicos. Investir em capacitação profissional para o setor (hotelaria, gastronomia, museus, passeios turísticos, artesanato), qualificando os produtos e serviços ofertados. Investir no turismo rural, comunitário, de aventura, de montanha, ecológico. Fortalecer e democratizar o Fumtur – Fundo Municipal de Turismo. Articular políticas públicas conjuntas entre turismo e cultura, turismo e agricultura (Circuito das Flores, Circuito das Frutas), turismo e circuito cervejeiro. Investir em divulgação e propaganda fora de Nova Friburgo, principalmente nas capitais do Sudeste. Atenção para a mobilidade urbana, pois turismo com estradas vicinais e pontes sem manutenção, com má sinalização e sem iluminação, é contraditório.”

 

Wanderson Nogueira

“A ideia de turismo sustentável é um dos aspectos que também está contemplada na concepção de cidade acolhedora presente em nosso plano de governo. Entendemos que é necessário levar em conta os impactos econômicos, sociais e ambientais atuais e futuros, atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente, mas sobretudo da população friburguense. Vamos implementar uma política de valorização dos guias de turismo, estabelecer um calendário de eventos culturais e artísticos integrando os grupos culturais e o setor de turismo, estimular ações de turismo de base comunitária, principalmente em áreas produtivas e comunidades locais, valorizar produtos regionais para incentivar o turismo, ligado à produção dos alimentos típicos e sua degustação, integrar o setor cultural ao setor de turismo e gastronômico, integrar escolas de samba, secretarias de Cultura e Turismo durante todo o ano com o projeto Samba na Praça, segmentar políticas públicas para diferentes tipos de turismo, como cervejeiro, esportivo, histórico e comercial, promover uma gestão integrada entre cultura e turismo, a fim de alavancar o turismo cultural e a proteção dos bens patrimoniais.”

 

 

LEIA MAIS

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Taxa de ocupação dos hotéis foi de 85% na alta temporada

Abertura oficial do evento é neste domingo com encerramento na próxima quinta-feira

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra